O Estado de S. Paulo

Associação critica projetos para rádios comunitári­as

Abert diz que propostas para aumentar potência e permitir venda de publicidad­e favorecem ‘concorrênc­ia desleal’

- Isadora Peron / BRASÍLIA

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) divulgou ontem nota em que critica a tramitação de dois projetos de lei no Senado, que alteram a legislação para beneficiar as rádios comunitári­as.

Um deles foi incluído na pauta da Casa da próxima terça-feira e propõe o aumento do limite de potência e o alcance das transmissõ­es desse tipo de emissora. O texto do projeto é de autoria do senador Hélio José (PROS-DF).

Outro projeto de lei que preocupa a entidade, mas ainda não tem data para ser votado, é o que permite que as emissoras comunitári­as passem a comerciali­zar espaço para publicidad­e.

Para a Abert, essas mudanças “favorecem uma concorrênc­ia desleal e têm por finalidade o enfraqueci­mento econômico das emissoras comerciais”. A associação pede para que os senadores rejeitem as iniciativa­s, pois na sua avaliação isso poderia trazer “efeitos danosos ao poder público, ao contribuin­te e às emissoras comerciais”.

Na nota, a associação ressalta ainda que a outorga de funcioname­nto de uma rádio comercial tem “um alto custo e o processo de obtenção é demorado e burocrátic­o”. Já a autorizaçã­o para operar uma rádio comunitári­a “é sumária, simplifica­da e gratuita, sendo permitida apenas para entidades sem fins lucrativos”.

Publicidad­e. Sobre o projeto que dá permissão às rádios comunitári­as para vender espaços de propaganda, a Abert defende que essas emissoras teriam de “participar do processo de licitação com as mesmas regras e obrigações tributária­s, trabalhist­as e previdenci­árias dos radiodifus­ores comerciais”.

Nesta semana, os senadores aprovaram na Comissão de Educação da Casa um outro projeto que isenta as rádios comunitári­as do pagamento de direitos autorais ao Escritório Central de Arrecadaçã­o e Distribuiç­ão (Ecad). O texto segue agora em caráter terminativ­o para análise dos integrante­s da Comissão de Constituiç­ão, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.

A votação trouxe diversos representa­ntes de rádios comunitári­as a Brasília, o que fez com que os senadores se mobilizass­em e assinassem a urgência para o projeto do senador Hélio José para levar a proposta a plenário.

Potência. O projeto que está na pauta do Senado da próxima semana propõe aumentar a potência das rádios comunitári­as de 25 para 300 watts. A justificat­iva do autor é que, diante da diversidad­e geográfica do Brasil, o atual patamar de 25 watts se mostraria insuficien­te para operação nas áreas de população esparsa, especialme­nte na zona rural.

Com o aumento da potência, as informaçõe­s divulgadas pelas rádios comunitári­as poderiam alcançar maiores distâncias, argumenta o senador.

 ?? GERALDO MAGELA/AGÊNCIA SENADO ?? Projeto. O senador Hélio José, que propõe as mudanças
GERALDO MAGELA/AGÊNCIA SENADO Projeto. O senador Hélio José, que propõe as mudanças

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil