O Estado de S. Paulo

São Paulo tem 6 das 10 com menos registros

- / R.J.

São Paulo tem seis das dez cidades menos violentas do Brasil: Atibaia, Tatui, Jau, Botucatu, Indaiatuba e Limeira – na edição anterior do Atlas, eram cinco. O resultado, de acordo com os pesquisado­res, é consistent­e com o fato de São Paulo ter sido o Estado que mais reduziu a violência desde 2006, registrand­o, no total, uma queda de 46,7%.

“São Paulo é um caso muito interessan­te porque vem diminuindo sistematic­amente e substancia­lmente suas taxas de violência letal”, explicou o pesquisado­r do Ipea Daniel Cerqueira. Segundo ele, existem várias explicaçõe­s para o fenômeno e, até mesmo, controvérs­ia.

“Existe, em primeiro lugar, a questão demográfic­a, já que São Paulo é o Estado onde a população mais tem envelhecid­o e a violência é normalment­e um fenômeno relacionad­o à juventude”, afirmou Cerqueira. “Outra razão é que São Paulo teve uma política muito forte de retirada de armas de circulação desde 1999, investimen­to na organizaçã­o de informação de segurança e reorganiza­ção da delegacia de homicídios.”

O ponto mais polêmico estaria relacionad­o ao papel do Primeiro Comando da Capital (PCC). “Vários antropólog­os mostram que o fortalecim­ento do PCC em meados dos anos 2000 teria contribuíd­o para o fenômeno”, afirma Cerqueira. “Outros estudos, no entanto, mostram que a queda foi mais generaliza­da.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil