O Estado de S. Paulo

Mercado vê alta para Ibovespa na próxima semana

-

O otimismo voltou a prevalecer entre os participan­tes do Termômetro Broadcast Bolsa, após as expectativ­as negativas terem dominado a edição anterior. Entre 25 respostas, 60,00% apontam percepção de alta para o Ibovespa na próxima semana; 16,00%, de estabilida­de; e 24,00%, de queda. Na última pesquisa, 55,56% viam queda para a Bolsa nesta semana; 14,81%, estabilida­de; e 29,63%, ganhos. O índice à vista apurou perda semanal de 2,99%. O levantamen­to tem por objetivo captar o sentimento de operadores, analistas e gestores para o comportame­nto do Ibovespa na semana seguinte.

Os eventos domésticos serão destaques na próxima semana. Na quartafeir­a, o Comitê de Política Monetária (Copom) anuncia sua decisão sobre a Selic. Há consenso de que a taxa será mantida em 6,50%. Pesquisa realizada pelo Projeções Broadcast, serviço especializ­ado da Agência Estado, mostra que as 49 instituiçõ­es do mercado financeiro consultada­s esperam que a taxa fique inalterada.

Também estará sob os holofotes a atuação do Banco Central (BC) no câmbio e como o dólar reagirá às intervençõ­es. O BC informou que “estima oferecer montante em torno de US$ 10 bilhões em contratos de swaps” na próxima semana.

Na agenda, o principal dado é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) de junho, que deve subir ante a taxa de maio, de 0,40%, captando efeitos da greve dos caminhonei­ros.

No exterior, haverá reunião da Organizaçã­o dos Países Produtores de Petróleo (Opep), a partir da sexta-feira, para a qual há expectativ­a de anúncio de aumento na produção da commodity. Ao longo da semana, será realizado o “Fórum BCE”, em Sintra, Portugal, que terá participaç­ões, além do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil