O Estado de S. Paulo

França vence com ajuda de chip

Jogo contra Austrália também teve árbitro de vídeo.

- KAZAN

A seleção da França esteve longe de fazer jus ao status de favorita, ontem, mas iniciou sua trajetória na Copa do Mundo com vitória. Em um duelo muito mais difícil do que esperava, pela abertura do Grupo C, o time francês sofreu para superar a Austrália por 2 a 1, em Kazan, em jogo marcado pela utilização de tecnologia­s em campo.

Foi a estreia do árbitro de vídeo, o chamado VAR, na Copa, na marcação de um pênalti em favor dos franceses. Os europeus também contaram com o recurso tecnológic­o que mostra se a bola ultrapasso­u a linha para confirmar o segundo gol. Os recursos foram o ponto alto da partida, dada o baixo nível técnico e as dificuldad­es encontrada­s pelos franceses.

Apostando na juventude, o time francês foi liderado por Mbappé, Pogba e Griezmann. O primeiro, por sinal, se tornou o mais jovem da seleção a jogar uma partida de Copa, com 19 anos e 178 dias. Mas a juventude francesa não se converteu em criativida­de e jogadas mais ousadas ontem.

Assim, a França quase parou na limitada equipe australian­a, que perdera seus três jogos na fase de grupos na Copa do Brasil. “Nós deixamos eles jogarem como queriam. Não importa o quão jovem você é, esse é um jogo de Copa, sempre difícil, mas podemos fazer melhor. Temos de melhorar”, disse o técnico Didier Deschamps.

O treinador tratou com naturalida­de o rendimento abaixo do esperado da França, mas admitiu que tem de melhorar. “O grupo está se construind­o e está difícil para todo mundo. Eu vejo os jogos de fora (do grupo

da França), e o primeiro jogo

dos russos (5 a 0 contra a Arábia

Saudita). Os times estão todos muito bem preparados e montaram boas equipes, mas nós podemos melhorar”, comentou.

Ontem, os gols só saíram no segundo tempo. Aos 12 minutos, Griezmann disparou pela esquerda e foi derrubado dentro da área. O juiz uruguaio Andrés Cunha teve dúvidas e recorreu ao árbitro de vídeo pela primeira vez na história das Copas. E, com a ajuda do chamado VAR, confirmou a penalidade.

O próprio Griezmann converteu a cobrança com um forte chute no canto esquerdo do goleiro Ryan. Mas o alívio dos favoritos durou apenas três minutos. Aos 15, o zagueiro Umtiti cometeu erro infantil ao levantar o braço e desviar a bola com a mão dentro da área, num pênalti flagrante. Na cobrança, Jedinak bateu quase no centro e empatou com tranquilid­ade.

Mas a França insistiu e o segundo gol veio aos 34. Após bate-rebate na área, Pogba dividiu com Behich e viu a bola espirrar contra o gol australian­o. A bola acertou o travessão, bateu dentro e saiu. Porém, o gol foi confirmado através da tecnologia da linha do gol, em mais um momento de auxílio tecnológic­o na partida.

 ?? MICHAEL REGAN/GETTY IMAGES ?? Novidade. Uruguaio Andrés Cunha pede ajuda do árbitro de vídeo para marcar pênalti
MICHAEL REGAN/GETTY IMAGES Novidade. Uruguaio Andrés Cunha pede ajuda do árbitro de vídeo para marcar pênalti
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil