O Estado de S. Paulo

Eleitor usa iniciativa do Senado em causa própria

- COLUNA DO ESTADÃO ANDREZA MATAIS TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/ COM NAIRA TRINDADE. COLABOROU ISADORA PERON.

Uma iniciativa do Senado revela o que os eleitores fariam se tivessem um mandato. Se as pesquisas mostram que a preocupaçã­o do brasileiro é com saúde, educação e segurança, as sugestões revelam que a caneta na mão muda essas prioridade­s. Há propostas para livrar de criminaliz­ação quem sonega o fisco em até R$ 1.000, acabar com todos os impostos, definir piso salarial de até cinco mínimos para várias categorias e reduzir em 80% os salários dos políticos. As ideias que tiverem 20 mil curtidas em quatro meses podem virar projeto de lei.

Essa aí passou.

Até hoje, 5.100 ideias foram apresentad­as. Dessas, 92 receberam mais de 20 mil apoios e dez viraram projeto de lei ou PEC, que estão tramitando no Congresso. A que recebeu mais adesão (75.926) propõe reduzir imposto sobre games de 72% para 9%.

Tem mais.

Essa lista inclui, ainda, descrimina­lizar a maconha para uso próprio, conceder 30% de desconto na compra de automóveis por professore­s e garantia de reajuste para os servidores públicos. O link do e-cidadania está na página do Senado Federal.

Clima de romance.

Fiador da campanha de Ciro Gomes ao Planalto, o presidente do PDT, Carlos Lupi, diz não acreditar mais em aliança com o PT. “Eles têm candidato.”

Tinder.

Todo esforço agora é para a união de Ciro com DEM e PP. Um dirigente do progressis­ta diz que as conversas estão em fase de namoro. “Só se for virtual”, responde Lupi.

Autoestima.

Preso há mais de dois meses, o expresiden­te Lula deu seu diagnóstic­o sobre o atual cenário político para o governador do Piauí, Wellington Dias (PT). “A situação está piorando tanto que uma hora vão me chamar para arrumar a casa”, disse.

Revés.

A decisão de Geraldo Alckmin (PSDB) de colocar Marconi Perillo na coordenaçã­o da campanha presidenci­al recebeu críticas de aliados. A escolha fortalece o principal opositor de Ronaldo Caiado (DEM) em Goiás. Há um temor de que a medida dificulte o diálogo com o DEM.

Cartão vermelho.

A Justiça Eleitoral já cassou pelo menos 94 prefeitos eleitos em 2016. O último a perder o mandato foi o prefeito de Mangaratib­a, cassado semana passada. Petrópolis, também no Rio de Janeiro, pode ser mais um município a ter eleições suplementa­res.

Próximo.

O prefeito Bernardo Rossi (MDB) tem seu mandato contestado por fraude e abuso de poder econômico. O Ministério Público já apresentou parecer pela cassação e o relator, ministro Jorge Mussi, deve submeter em breve o caso ao plenário do TSE.

Amizade relativa.

Frequentad­ores assíduos da residência oficial da Câmara dos Deputados ainda avaliam se vão assistir à estreia do Brasil na Copa com Rodrigo Maia hoje. Reclamam que os aparelhos de TV da casa são pequenos demais.

Porta de entrada.

O Brasil retirou Cingapura da lista de paraísos fiscais, o que vai ajudar na relação comercial entre os países. A decisão foi tomada durante viagem do chanceler Aloysio Nunes à Ásia.

 ??  ?? » SINAIS PARTICULAR­ES. Aloysio Nunes,
ministro das Relações Exteriores
» SINAIS PARTICULAR­ES. Aloysio Nunes, ministro das Relações Exteriores
 ?? NAIRA TRINDADE/ ESTADÃO ?? » CLICK. Alvo da Operação Registro Espúrio, Cristiane Brasil (PTB-RJ) conversa com Celso Jacob (MDB-RJ), preso e autorizado a trabalhar durante sessões na Câmara.
NAIRA TRINDADE/ ESTADÃO » CLICK. Alvo da Operação Registro Espúrio, Cristiane Brasil (PTB-RJ) conversa com Celso Jacob (MDB-RJ), preso e autorizado a trabalhar durante sessões na Câmara.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil