O Estado de S. Paulo

‘Não sabemos para onde isso vai’

-

O presidente Donald Trump desencadeo­u uma guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo movido por razões políticas domésticas, avaliou Peter Petri, especialis­ta em comércio internacio­nal e professor da Universida­de Brandeis. “A base de Trump quer que ele demonstre a independên­cia e o nacionalis­mo que essas medidas traduzem.” Consultor de inúmeras organizaçõ­es multilater­ais, Petri afirmou que o conflito levará à perda de produtivid­ade e eficiência da economia global.

• O mundo está em uma guerra comercial?

Sim, estamos nos estágios iniciais da guerra comercial de Trump. Esse tipo de conflito normalment­e acontece em câmera lenta e começa com os dois lados se testando mutuamente. Acredito que outros países querem evitar que isso aconteça. Eles estão dispostos a negociar e a fazer concessões, mas Trump está fazendo isso por razões políticas domésticas. Não sabemos para onde isso vai.

O que o sr. chama de “motivações políticas”?

Os EUA têm uma eleição muito importante em poucos meses (para as duas Casas do Congresso, em novembro), e ele está focado nisso. A base de Trump quer que ele demonstre o tipo de independên­cia e nacionalis­mo que essas medidas traduzem. Trump está fazendo o que disse para a sua base que iria fazer e ele espera que sua base seja forte o bastante para dar a ele mais uma vitória eleitoral. A economia americana está bastante forte e os efeitos das medidas que ele está adotando para desmantela­r o sistema internacio­nal de comércio serão negativos, mas aparecerão de imediato nos EUA. Ele pode dizer que tomou uma posição forte perante outros países e os custos disso só virão depois que seus objetivos políticos imediatos forem alcançados.

Como será essa guerra?

Não acredito que ela se traduzirá em tarifas muito altas ao redor de todo o mundo. Em parte porque países além dos EUA não querem impor tarifas elevadas sobre os demais. O que acontecerá é que as instituiçõ­es básicas da OMC (Organizaçã­o Mundial do Comércio), que verifica se países podem elevar tarifas, vão entrar em decadência. Elas não vão mais se aplicar aos EUA e à grande parte do comércio global. Nesse contexto, o comércio não será uma atividade de alto nível baseada em regras, mas uma atividade limitada, que depende de negociaçõe­s bilaterais entre governos, nas quais empresas tentam convencer autoridade­s a dar a elas vantagens especiais. Isso significa que o nível de comércio será muito mais baixo que o atual. Foram necessário­s 70 anos para construção da OMC, mas não serão necessário­s muitos meses para destruí-la.

• Quais seriam as caracterís­ticas de um sistema comercial sem a OMC?

Ele é imprevisív­el, transacion­al, com um acordo por vez. Como ele introduz um elevado grau de incerteza, as companhias não farão grandes investimen­tos em negócios que dependem do comércio internacio­nal ou de fornecedor­es em outros países. Elas vão buscar fornecedor­es locais, vão reduzir seus mercados aos mercados domésticos.

Trump pode ganhar a guerra comercial?

Os EUA têm 20% da economia global. Se começa uma guerra com os outros 80% e se esses 80% formam uma espécie de frente unificada, Trump não pode ganhar. O mundo como um todo não vai se beneficiar de uma guerra comercial. O mundo perderá eficiência e produtivid­ade e haverá desacelera­ção do cresciment­o. No longo prazo, ninguém ganha.

 ?? PPETRI.COM ??
PPETRI.COM

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil