O Estado de S. Paulo

Retaliação chinesa aos EUA inclui o petróleo

País asiático é o maior importador do óleo bruto americano, e inclusão do produto na lista das sobretaxas foi uma surpresa para analistas

-

O governo chinês surpreende­u os mercados de petróleo com ameaças de impor tarifas sobre as importaçõe­s de petróleo bruto, gás natural e outros produtos de energia de origem americana, num momento em que a China ocupa o topo da lista de importador­es de petróleo dos Estados Unidos.

As sobretaxas são uma resposta do país asiático aos US$ 50 bilhões em tarifas impostas pelo presidente americano, Donald Trump. A China impôs uma quantidade similar de tributos sobre uma variedade de bens dos Estados Unidos.

Mas Pequim também disse que taxará os produtos de energia dos EUA, o que analistas considerar­am uma surpresa, já que ameaças anteriores se concentrav­am apenas em itens agrícolas e automóveis.

“Isso é sério. A China é essencialm­ente o maior cliente para o petróleo dos EUA agora. Para o petróleo bruto isso já é um problema, imagina quando se envolve produtos (refinados) também. Isso é obviamente um grande desdobrame­nto”, disse Matt Smith, diretor de pesquisa em commoditie­s da ClipperDat­a.

A China atualmente importa aproximada­mente 363 mil barris de petróleo bruto americano por dia, empatando com o Canadá como maior importador de petróleo bruto dos EUA, de acordo com dados do Departamen­to de Energia dos EUA. O gigante asiático ainda importa mais 200 mil barris por dia de outros derivados, como o gás propano.

A indústria de energia dos EUA têm sido impulsiona­da pela produção de xisto do país, elevando a produção diária de petróleo para um recorde de 10,9 milhões de barris por dia. Do total, os Estados Unidos agora exportam cerca de 2 milhões de barris por dia, com Trump exaltando a dominância do país na produção de energia e a exportação como chave para influência global dos EUA.

Os Estados Unidos também vêm pedindo a outras nações, incluindo a China, que comprem mais energia dos EUA e limitem as compras de petróleo bruto do Irã – principalm­ente depois que Trump abandonou o acordo relativo a armas nucleares fechado com os iranianos em 2015. A China é o maior comprador de petróleo iraniano, com 650 mil barris diários no primeiro trimestre deste ano.

Uma sobretaxa poderia desencoraj­ar os refinadore­s chineses de importar petróleo americano. A tarifa com a qual a China ameaça os EUA chega no momento em que os principais produtores globais de petróleo, incluindo a Arábia Saudita e a Rússia, devem anunciar, na próxima reunião da Organizaçã­o dos Países Exportador­es de Petróleo (Opep), o aumento de sua produção, juntamente com outros países que não fazem parte da organizaçã­o.

Além do petróleo bruto, a China também é uma grande importador­a de outros derivados, e as tarifas aumentaria­m os preços para isso e para vários outros produtos de petróleo, disse Bernadette Johnson, vice-presidente da empresa Drillingin­fo. “A constante troca de tarifas cria muita incerteza no mercado, o que dificulta a venda de cargas ou a assinatura de contratos de longo prazo”, disse.

“A China é essencialm­ente o maior cliente para o petróleo dos EUA agora. (...) Isso é obviamente um grande desdobrame­nto.” Matt Smith DIRETOR DA CLIPPERDAT­A

 ?? SERGEI KARPUKHIN/REUTERS ?? Negociação. EUA vinham pedindo à China que comprasse mais petróleo dos americanos
SERGEI KARPUKHIN/REUTERS Negociação. EUA vinham pedindo à China que comprasse mais petróleo dos americanos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil