O Estado de S. Paulo

Rodando, a briga é entre conforto e esportivid­ade

Volvo é mais potente e lida melhor com as imperfeiçõ­es do piso; BMW oferece muito prazer ao motorista

-

XC40 e X2 têm motores 2.0 turbo. No Volvo, são 252 cv de potência e 35,7 mkgf de torque. No BMW os números são de 192 cv e 28,6 mkgf, respectiva­mente.

O XC40 pode acelerar de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e chega a 230 km/h. O X2, por sua vez, vai de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos e pode alcançar 227 km/h. As informaçõe­s foram fornecidas pelas fabricante­s.

Na prática, ao pisar fundo no acelerador do BMW as respostas, tanto em arrancadas quanto em retomadas de velocidade, parecem ser tão boas quanto as do Volvo, que é 60 cv mais potente e 7,1 mkgf mais forte.

Parte dessa sensação é resultado do trabalho do câmbio automatiza­do de duas embreagens e sete marchas do X2, preciso e rápido. O XC40 tem o automático de oito velocidade­s, também bastante eficiente.

Em curvas. A principal vantagem do X2 ante o XC60 é a dirigibili­dade. A posição de dirigir do BMW é mais baixa e levemente inclinada, e seus bancos envolvem melhor o corpo do motorista. Ao volante, o alemão passa sensação semelhante à de guiar um hatch médio ou uma perua.

Os números confirmam: o X2 é 12 centímetro­s mais baixo que o XC40. Isso ajuda a explicar o fato de sua carroceria quase não inclinar em curvas e balançar bem menos em alta velocidade. Mesmo tendo tração dianteira, o BMW se mostra mais estável que o Volvo, que é 4x4. A direção do X2 também oferece respostas mais diretas.

Por sua vez, o XC40 sobressai bastante quando o assunto é conforto. As suspensões do Volvo filtram melhor os impactos contra o solo. O X2 é ríspido demais e, em pisos imperfeito­s, chega a ser desconfort­ável, por causa da suspensão mais dura.

Custos extras. O quesito manutenção não foi considerad­o neste comparativ­o pois a BMW não oferece revisões com preços fixos. O seguro, por sua vez, é caro para ambos. Ainda assim, o XC40 leva uma pequena vantagem ante o concorrent­e.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil