O Estado de S. Paulo

Macedônia e Grécia firmam acordo histórico

-

Grécia e Macedônia assinaram ontem na cidade de fronteira de Psarades um acordo histórico que altera o nome da ex-república iugoslava, que agora passa a ser chamada Macedônia do Norte. Até agora, o nome oficial do país era Ex-República Iugoslava da Macedônia. O acordo acaba com 27 anos de conflito e fará com que Atenas pare de vetar a entrada da Macedônia na União Europeia (UE) e na Otan.

O pacto foi negociado por seis meses e assinado pelos chancelere­s grego, Nikos Kotzias, e macedônio, Nikola Dimitrov. Agora, ele deve ser ratificado pelos dois Parlamento­s e submetido a um referendo na Macedônia. Os primeiros-ministros Alexis Tsipras e Zoran Zaev estavam presentes na cerimônia.

O acordo tem o apoio de ONU, UE e Otan. Desde a independên­cia da ex-república iugoslava, em 1991, a questão do nome da Macedônia criava um impasse entre os vizinhos. A Grécia rejeitava o fato de ter um país com o nome de uma de suas províncias, reivindica­ndo a herança dos grandes reis da antiga Macedônia, entre eles Filipe II e seu filho, Alexandre, o Grande.

Os dois governos enfrentam agora reações violentas de grupos nacionalis­tas e de parte dos setores mais conservado­res da opinião pública. No sábado, Tsipras sobreviveu a uma moção de censura para bloquear o acordo. Na Macedônia, o presidente Gjorge Ivanov é contra o acordo, o que pode atrasar a ratificaçã­o e o referendo.

“Hoje cumprimos com nosso dever patriótico, demos um passo histórico para cicatrizar as feridas do passado”

Alexis Tsipras

PRIMEIRO-MINISTRO DA GRÉCIA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil