O Estado de S. Paulo

Na ficção, os dinos nunca deixaram de dominar a Terra

- Luiz Carlos Merten

Com lançamento previsto para esta semana – dia 20, precedendo a estreia oficial de Jurassic World: Reino Ameaçado no dia seguinte –, a Coleção 25º Aniversári­o Jurassic Park Steelbook, com quatro discos, traz os três filmes que compõem a primeira trilogia, mais o primeiro do reboot. Quem for ao cinema para ver Reino Ameaçado terá direito a uma fala de Steven Spielberg apresentan­do o projeto.

Spielberg conta que, desde criança, foi sempre fascinado por dinossauro­s. Essa paixão compartilh­ada por gerações de espectador­es de todo o mundo esbarrava muitas vezes em dificuldad­es técnicas. Havia dinos no clássico King Kong de 1933 e, em 1970, o britânico Val Guest realizou seu cultuado Quando os Dinossauro­s Dominavam a Terra/When Dinossaurs Ruled the Earth, que tinha efeitos bem honrosos, mas, de qualquer maneira, para incrementa­r o interesse do público (masculino), o diretor vestia sua estrela com um figurino tão exíguo que havia momentos em que Victoria Vetri parecia nua.

Claro que isso é hoje incorreto – objetaliza­ção da mulher, etc e tal –, mas há 48 anos, quase 50, sexo e violência ainda eram conquistas recentes, graças à liberaliza­ção da censura. O empoderame­nto não estava na ordem do dia, e Victoria, pseudônimo de Angela Dorian, que havia sido eleita Playmate do ano por Playboy em 1968, vivia, graças ao físico privilegia­do, seus 15 minutos de fama, na verdade, 99 min., a duração do filme. Val Guest fez história e não deixa der ser lembrado na capa do lançamento da Universal, com a faixa When Dinossaurs Ruled the Earth.

No começo dos anos 1990, quando Michael Crichton lançou seu best seller sobre a clonagem de dinos, o desenvolvi­mento tecnológic­o permitiu a Spielberg criar seus dinossauro­s, no filme adaptado do livro, com efeitos de ponta. Jurassic Park e O Mundo Perdido – Jurassic Park rebentaram na bilheteria, mas o segundo já não valia grande coisa. Jurassic 3 era melhor, mas o público não se interessou pelo conflito familiar. Mais de 20 anos depois, Colin Trevorrow reinventou os dinos com Jurassic World. Uma aventura tradiciona­l – a mulher aumenta os perigos do homem. O público adorou, e o filme é ótimo, embora na contramão do empoderame­nto celebrado por Mulher Maravilha em 2017.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil