O Estado de S. Paulo

No Rio, PT lança filósofa como pré-candidata

- Constança Rezende / RIO

A filósofa Marcia Tiburi lançou sua pré-candidatur­a ao governo do Rio pelo PT, anteontem, com um discurso que exaltou o partido ao qual se filiou no início de março. Durante evento no diretório estadual da sigla, Marcia, que era filiada ao PSOL desde 2013, disse que entrou no PT por “gratidão” e “na contramão da história”.

É a primeira vez que Marcia vai disputar um cargo político. A filósofa entrou no lugar do exministro Celso Amorim, que teria declinado da ideia depois de especulaçõ­es de que o ex-chanceler seria cogitado como “plano B” petista para substituir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso na Lava Jato por corrupção passiva e lavagem dinheiro, na candidatur­a à Presidênci­a. “Nunca fui candidata, mas tenho certeza de que todo o cidadão comum está com vontade de sair da sua zona de conforto.”

A pré-candidata também afirmou que, como professora de filosofia, quer ir “em busca da verdade”, fazendo referência­s à prisão, a seu ver injusta, de Lula. Nos bastidores do PSOL, comenta-se que a saída de Marcia do partido se deu, em grande parte, pela sua enfática defesa do ex-presidente.

A chapa também lançou o exdeputado federal e ex-ministro da Secretaria Especial da Igualdade Racial do governo Lula Edson Santos como coordenado­r do programa de governo. O presidente do PT no Rio, Washington Quaquá, disse que a pré-candidatur­a de Marcia foi uma unanimidad­e no partido.

“Nunca fui candidata, mas tenho certeza de que todo o cidadão comum está com vontade de sair da sua zona de conforto.” Marcia Tiburi

PRÉ-CANDIDATA DO PT

AO GOVERNO DO RIO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil