O Estado de S. Paulo

PT, DEM e MDB começam a definir alianças na Bahia

Pré-candidato à reeleição, o governador Rui Costa deixa de fora o PSB e anuncia chapa com PP e PSD para vice e Senado

- Yuri Silva / SALVADOR

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), pré-candidato à reeleição, anuncia hoje uma chapa que contempla o PP e o PSD, além de seu partido, para as vagas de vice-governador e senadores, e deixa de fora o PSB ao excluir a senadora Lídice da Matta – que deseja concorrer a um novo mandato.

O atual vice-governador, João Leão (PP), deve concorrer ao mesmo cargo enquanto o exministro Jaques Wagner (PT) e o presidente da Assembleia Legislativ­a da Bahia, Ângelo Coronel (PSD), vão disputar as duas vagas no Senado.

O anúncio será feito em meio ao constrangi­mento de preterir uma aliada histórica do PT na Bahia. Lídice já foi informada pelo governador de que não estará na aliança. Em conversas durante o fim de semana, Rui e Wagner – principal articulado­r político da campanha – ofereceram a Lídice uma vaga na Câmara ou de suplente de senador. Lídice não retornou aos contatos da reportagem.

Oposição. Enquanto chapa liderada pelo petista deve sair formada apenas por homens, o principal pré-candidato da oposição, José Ronaldo (DEM) anunciou o nome da ex-secretária de Política para Mulheres, Infância e Juventude de Salvador Taíssa Gama (PTB) na disputa por uma vaga na chapa majoritári­a. A tendência é de que Taíssa, filha do deputado Benito Gama, presidente do PTB na Bahia, dispute a vaga de vice-governador­a.

A apresentaç­ão do nome de Taíssa, causou ruído entre as siglas opositoras. Até então, as vagas para o Senado e a vice eram disputadas pelo deputado federal Irmão Lázaro (PSC) e pela vereadora de Salvador Ireuda Santos (PRB). Por enquanto, o único nome confirmado nesta chapa é o do deputado federal Jutahy Magalhães Jr. (PSDB), que vai tentar o Senado.

O MDB, que tem o ex-ministro da Integração Nacional João Santana como pré-candidato ao governo, tem conversado com o ex-prefeito de Salvador João Henrique Carneiro (PRTB) e com o ex-deputado federal Jorge Viana (MDB). A ideia é que os dois disputem o Senado.

Lideradas pelo deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDBBA), as conversas com o ex-prefeito, ainda em fase inicial e sem previsão de definição, marcam uma tentativa de reaproxima­ção. João Henrique era do MDB quando se reelegeu para a prefeitura, em 2008, e quando deixou o cargo de prefeito com alta taxa de reprovação quatro anos depois. Já Viana, que acumula base eleitoral em Ilhéus, no sul do Estado, ajudaria a diminuir a taxa de desconheci­mento de Santana no interior. O MDB baiano também conversa com PTC, PRP e PROS.

 ?? ANGELO PONTES ?? DEM. José Ronaldo é o principal pré-candidato da oposição
ANGELO PONTES DEM. José Ronaldo é o principal pré-candidato da oposição
 ??  ?? NA WEB Estados. Siga a cobertura das eleições regionais estadao.com.br/e/eleicoeses­tados
NA WEB Estados. Siga a cobertura das eleições regionais estadao.com.br/e/eleicoeses­tados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil