O Estado de S. Paulo

Um roteiro pelas terras xavantes

- Tânia Valéria Gomes ESPECIAL PARA O ESTADO

Cinco dias tomando banho de rio, dormindo em rede e caminhando. Com este formato, que pede espírito aventureir­o e disposição para conhecer diferenças culturais, a operadora paulistana Ambiental Turismo lançou o projeto Wazu’ri’wá, para levar turistas a fazerem uma imersão no dia a dia do povo xavante da aldeia Etenhiriti­pá, no Estado do Mato Grosso.

O nome do projeto significa “o desbravado­r” na língua xavante. A comunidade, com 600 moradores, fica na região da cidade de Canarana (830 km de Cuiabá), nos arredores da Serra do Roncador e do Rio da Morte. A viagem até lá inclui ônibus entre a rodoviária de Cuiabá e Canarana e, depois, transporte escolar rural até a comunidade.

Segundo Israel Waligora, dono da Ambiental, foram os xavantes que procuraram a agência com o objetivo de organizar o roteiro. “Tudo que você aprendeu sobre os xavantes, na mídia ou nos livros didáticos, está errado’, diz o cacique Jurandir Siridiwê aos visitantes recém-chegados.

Preço. O pacote, de 6 a 12 de julho, custa R$ 3.900 por pessoa, sem o aéreo até Cuiabá. Inclui parte terrestre, refeições e a Ambiental monta banheiro do tipo fossa seca. São repassados à aldeia R$ 750 por pessoa. Reservas: bit.ly/vivenciaxa­vante. Mais informaçõe­s em bit.ly/xavantes.

 ?? AMBIENTAL TURISMO ?? Imersão. Na aldeia, turistas viverão o dia a dia da tribo
AMBIENTAL TURISMO Imersão. Na aldeia, turistas viverão o dia a dia da tribo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil