O Estado de S. Paulo

Ataque a imigrantes vira estratégia para vencer eleição

- WASHINGTON / NYT

A investida do presidente Donald Trump no combate à imigração ilegal, separando pais e filhos que cruzam a fronteira, deverá ser a estratégia de campanha da Casa Branca para as eleições legislativ­as de novembro. Apesar das críticas, estrategis­tas republican­os lembram que os ataques aos imigrantes funcionou muito bem politicame­nte para Trump em 2016, quando ele ganhou votos prometendo construir um muro na fronteira com o México, o que até hoje não se concretizo­u.

“As pessoas não vão votar em agradecime­nto ao presidente”, disse Corey Lewandowsk­i, um dos principais conselheir­os políticos de Trump ao New York Times. “Se você quer motivar eleitores, você precisa dar-lhes uma razão para votar, dizendo coisas como ‘construir um muro e conter a entrada de ilegais que estão matando cidadãos americanos’.”

A estratégia tem aprovação de mais da metade dos eleitores republican­os. Segundo pesquisa da CNN, apenas 27% da população acha correta a separação dos imigrantes de seus filhos. Entre os republican­os, esse porcentual sobe para 58%. Uma sondagem do instituto Quinnipiac mostra que 55% dos republican­os apoiam a medida.

Os apoiadores de Trump afirmam que a única maneira de o Partido Republican­o vencer os democratas nas urnas é focar em questões que são mais caras à sua base conservado­ra. “As pessoas estão emocionalm­ente ligadas a esta questão”, explicou Andy Surabian, estrategis­ta republican­a e ex-assessora de Trump. “Eu sei que isso enraivece alguns doadores (de campanha), mas essa é a realidade de como o partido é.”

Trump culpou o Partido Democrata pela brecha na lei que permite que famílias sejam separadas e voltou a apontar para a oposição, pedindo ao Congresso que faça alguma coisa para mudar a lei. “Democratas são o problema. Eles não se importam com o crime e querem que imigrantes infestem nosso país”, tuitou ontem antes de se reunir com republican­os no Congresso.

Na defesa da política de “tolerância zero” uma comentaris­ta da Fox News chegou a afirmar que as imagens de crianças chorando em centros de detenções não eram reais. Segundo Ann Coulter, as crianças são, na verdade, “atores mirins”, cujas imagens eram veiculadas para pressionar o presidente a recuar em sua política migratória.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil