O Estado de S. Paulo

Público-alvo da vacina da gripe é ampliado em SP

-

A vacinação contra a gripe será ampliada na capital paulista, a partir da próxima segunda-feira, para crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59, informou a Secretaria Municipal da Saúde. De acordo com a pasta, a decisão foi tomada por causa da baixa adesão ao imunizante, que atingiu apenas 66,2% do público-alvo até o dia 13 de junho, com a aplicação de 2,1 milhões de doses. A meta do governo é atingir 90% da população.

A vacina que protege contra três subtipos do vírus da gripe (H1N1, H3N2 e Influenza B) está disponível desde o dia 23 de abril em todas as unidades de saúde para os grupos prioritári­os, que são as pessoas mais vulnerávei­s ao desenvolvi­mento de quadros mais graves de doenças respiratór­ias, como crianças com até 5 anos e gestantes.

Segundo a secretaria, a escolha dos novos públicos-alvo se justifica pelo fato de que “as crianças apresentar­em melhor resposta à vacinação, além de o grupo ser um dos principais transmisso­res do vírus Influenza”. “Já o grupo de adultos com 50 a 59 anos de idade apresenta maior carga da doença, elevado porcentual de risco e maior vulnerabil­idade para óbito”, completou a pasta, em nota.

A adesão segue baixa entre gestantes (cobertura de 43,5%) e crianças entre 6 meses e 5 anos (cobertura de 44,8%).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil