O Estado de S. Paulo

A receita de Coutinho

Para o meia da seleção, é preciso ter calma: ‘Todo jogo é uma final’

- Almir Leite ENVIADO ESPECIAL / SOCHI

Destaque da seleção brasileira na estreia na Copa do Mundo ao marcar um golaço no empate por 1 a 1 com a Suíça, domingo, em Rostov, Philippe Coutinho adota um discurso comedido fora de campo. O meia-atacante pode até ter mais responsabi­lidades caso Neymar não se recupere bem das dores no tornozelo direito para o compromiss­o com a Costa Rica, sexta-feira. Nesta entrevista ao Estado, ele fala o que deu errado no primeiro jogo, sobre Neymar, e diz que o Brasil precisa “estar com a cabeça boa”.

• Como superar a frustração pelo empate da estreia?

Com certeza, a gente queria muito ter ganhado esse primeiro jogo. Estava todo mundo com essa vontade, foi um jogo bem difícil, contra um adversário forte, jogando uma estreia da Copa do Mundo. Temos que manter a cabeça boa, continuar trabalhand­o forte, fazer o que gente fez durante todas as partidas das Eliminatór­ias e amistosos, entrar com cabeça boa pra fazer um bom jogo e merecer vencer.

• Qual foi o problema no jogo passado?

Primeiro jogo envolve muitas coisas, é de Copa do Mundo, jogo difícil. Todo mundo estava ansioso por esse momento.

Com certeza, eles vão bater. O árbitro vai ter que estar ligado nesse jogo

Claro que não jogamos como vínhamos jogando nas Eliminatór­ias. Criamos bastante, mas poderíamos ter finalizado melhor, trabalhado mais a bola nos dois lados.

• Acredita que a Costa Rica também irá abusar das faltas?

Com certeza, vão bater também. Temos jogadores rápidos na frente e estamos falando de Copa do Mundo. O árbitro vai ter que estar ligado nesse jogo. É importante termos a posse de bola, ter calma, para sair nos momentos certos. Temos que ter equilíbrio, girar um pouco mais bola e poder encaixar no momento certo.

• Qual a principal diferença entre jogar com ou sem Neymar?

Neymar é um dos maiores jogadores do mundo. Jogar com ele no nosso time é um grande “plus”, importantí­ssimo. Quando ele está em campo, para a gente, é uma ajuda impression­ante. Ele é um grande craque, cara corajoso, que sempre encara os adversário­s e arruma espaços.

• Após o empate na estreia, este será um jogo de vida ou morte?

Sobre essa coisa dos pontos necessário­s, já nos foi passado. O Tite nos passou antes sobre isso, mas todo jogo para mim é como se fosse uma final. Temos que encarar assim, porque responsabi­lidade sempre vai ter, em todos os jogos. Temos que estar com a cabeça boa para fazer um bom jogo.

• Como os jogadores estão sendo orientados a conversare­m com o juiz sobre o uso do árbitro de vídeo?

É complicado porque, dependendo da forma como você fala com o árbitro, você acaba se prejudican­do e prejudican­do a equipe com um cartão amarelo por pedir o uso do VAR. E não queremos isso. Acredito que há pessoas competente­s fazendo o trabalho delas.

 ??  ??
 ?? SEBASTIÃO MOREIRA/EFE ?? De leve. Coutinho coloca Thiago Silva na roda no treino em Sochi
SEBASTIÃO MOREIRA/EFE De leve. Coutinho coloca Thiago Silva na roda no treino em Sochi

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil