O Estado de S. Paulo

A redescober­ta de Lorenzo Lotto, retratista do Renascimen­to

Um dos pintores mais originais do período é tema de exposição em cartaz no Museu do Prado, em Madri

- / TRADUÇÃO DE CLAUDIA BOZZO

O Museu do Prado abre suas portas para um dos artistas mais originais do Cinquecent­o italiano, Lorenzo Lotto, retratista “moderno” do Renascimen­to, que pintou os “ignorados” da época e incluiu objetos da vida diária para mostrar “suas preocupaçõ­es”.

Se Ticiano recebeu a encomenda de retratar os vencedores do século 16, Lotto fugiu das correntes pictóricas da época, o que o levou para a história da arte como um pintor moderno, pois, em seus retratos, foram incluídos objetos da vida de seus personagen­s, para mostrar sua época e psique.

Para isso, segundo afirmou o diretor do Museu do Prado, Miguel Falomir, o especialis­ta em arte Bernard Berenson já havia afirmado em 1895 que esse era o “primeiro pintor que se interessav­a pelos estados de ânimo”.

Lorenzo Lotto. Retratos é uma exposição organizada em parceria com a National Gallery e estará na galeria de arte de Madri até 30 de setembro,com38pintu­ras,dezdesenho­s, um selo, quinze esculturas e objetos semelhante­s aos descritos em retratos, como um rosário de 1600, um anel de ouro do século 16 ou uma camisa masculina de renda e linho (1650-1700).

“Lotto (nascido em Veneza em 1480 e morto em Loreto em 1557) é um dos pintores mais originais de todo o Renascimen­to e um dos retratista­s mais importante­s de toda a história ocidental”, disse Falomir, também curador da exposição, juntamente com Enrico Dal Pozzolo, da Universida­de de Verona.

Entre as pinturas que podem ser vistas há o retrato de um casal (feito entre 1523-1524), de propriedad­e do museu Hermitage em São Petersburg­o (Rússia), que inclui um cupido irônico olhando para o marido e onde pintou uma espécie de canga sobre as costas do casal, enviando uma mensagem sobre o que ele pensava do casamento.

Mas em imagens como essa, explicou Falomir, também destaca outra das contribuiç­ões de Lotto para a arte do retrato: “até então na pintura italiana, o casal era representa­do em dois quadros (um para os homens e outro para as mulheres) e ele os retrata juntos”.

 ?? FERNANDO ALVARADO/EFE ?? Destaque. ‘Mulher inspirada em Lucrecia’, do artista italiano
FERNANDO ALVARADO/EFE Destaque. ‘Mulher inspirada em Lucrecia’, do artista italiano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil