O Estado de S. Paulo

CR7, de bullying a melhor do mundo

-

Vítima em Lisboa de piadas por causa de seu sotaque carregado, o menino Cristiano Ronaldo deixou a Ilha da Madeira e ganhou o mundo.

Depois de dez anos, o astro português Cristiano Ronaldo, atualmente no Real Madrid, revê hoje o palco de sua primeira conquista continenta­l. De lá para cá, foram mais quatro títulos da Liga dos Campeões, todos com o time espanhol, e cinco troféus de Melhor Jogador do Mundo.

Em 21 de maio de 2008, ele defendia o Manchester United, da Inglaterra, e marcou o dele no empate por 1 a 1 com o rival Chelsea pela final da Liga no estádio Luzhniki, em Moscou. Lampard fez o gol do rival de Londres. Com o placar igual, a decisão foi para os pênaltis, e, por um instante, o craque português viu o sonho da conquista continenta­l ser ameaçado. Na terceira cobrança, Ronaldo parou em Petr Cech. Mas para sua sorte, na última chance do Chelsea, Terry também desperdiço­u e, na sequência após os cinco tiros, Anelka parou em Van Der Sar, que pegou a sétima cobrança e garantiu o título do Manchester.

Depois daquela disputa, Cristiano Ronaldo voltou ao Luzhniki em 2012, já como atleta merengue, pelo jogo de ida das oitavas de final também da Liga dos Campeões, contra o CSKA. Mais uma vez, marcou um gol. Após vacilo da zaga russa na saída de bola, o jogador aproveitou a sobra para abrir o marcador a favor dos espanhóis. O jogo terminou empatado por 1 a 1, mas o Real Madrid goleou em casa dias depois, por 4 a 1, e foi para as quartas.

O craque atuou ainda outra vez no estádio onde hoje enfrenta o Marrocos. Foi pela seleção portuguesa, quando perdeu para o time da Rússia, em 2012, por 1 a 0, pelas Eliminatór­ias Europeias para o Mundial do Brasil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil