O Estado de S. Paulo

Lewandowsk­i desmente fake news sobre Lula

- BRASÍLIA / A.P. e R.M.M.

O ministro Ricardo Lewandowsk­i, do Supremo Tribunal Federal (STF), aproveitou a sessão da Corte de ontem para desmentir uma notícia falsa sobre o julgamento na Segunda Turma do pedido de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso na Lava Jato, marcado para a próxima terça-feira. A fake news, como chamou o ministro, afirmava que a sessão de julgamento seria secreta por determinaç­ão de Lewandowsk­i, que leu a matéria falsa no plenário da Corte.

Presidente da Segunda Turma, Lewandowsk­i disse que as fake news não o intimidam e reforçam sua “firme intenção de cumprir a Constituiç­ão e as leis do País”. “Quero aproveitar a oportunida­de para desmentir categorica­mente essa fake news e dizer que as nossas sessões da Segunda Turma são públicas, e o acesso à imprensa é absolutame­nte franqueado, sem nenhuma restrição.”

Condenado em segunda instância a 12 anos e 1 mês pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex no Guarujá, Lula entrou no início do mês com um novo pedido de liberdade no STF e no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A petição é para que as Cortes suspendam os efeitos da condenação até que julguem no mérito os recursos extraordin­ário (analisado no STF) e especial (do STJ). No STJ, o pedido já foi negado individual­mente pelo ministro relator da Lava Jato no tribunal, Felix Fischer.

No entanto, a petição feita ao STF foi enviada pelo ministro relator do caso, Edson Fachin, para análise dos ministros da Segunda Turma, composta ainda por Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Celso de Mello.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil