O Estado de S. Paulo

Como anda o Q8, novo SUV de topo da Audi

Repleto de tecnologia­s, primeiro utilitário da marca com linhas de cupê chegará ao Brasil no ano que vem, com motor V6 de 340 cv, por cerca de R$ 500 mil

- Igor Macário SAN PEDRO DE ATACAMA / CHILE O JORNALISTA VIAJOU A CONVITE DA AUDI

A Audi demorou para entrar na onda dos SUVs com estilo de cupê. Com o Q8, seu primeiro produto do tipo, a marca alemã fez bonito: o modelo de grande porte chama atenção pelas linhas elegantes e mais bem resolvidas que as dos rivais e compatriot­as BMW X6 (pioneiro no segmento) e Mercedes-Benz GLE Coupé. Com chegada ao mercado brasileiro prevista para meados do ano que vem, a novidade deverá ter preço ao redor dos R$ 500 mil.

Embora a plataforma seja a mesma do Q7, o novo utilitário­esportivo é mais largo, baixo e ligeiramen­te mais curto que o “irmão”. Ainda assim, tem nada menos que 4,99 metros de compriment­o e 2 metros de largura. No entanto, ao vivo o Audi parece ser bem menos “massudo” que os dados de dimensões de sua ficha técnica sugerem.

Assim como no A5 e no A7 Sportback, as portas do Q8 não têm moldura superior, o que dá um ar mais requintado ao desenho. Outro detalhe sofisticad­o é o sistema elétrico que fecha as portas suavemente assim que o ocupante encosta no batente.

Tecnológic­o. Mas é no interior que as diferenças em relação ao Q7 ficam ainda mais evidentes. O Q8 tem, por exemplo, painel bem mais moderno, já presente nos sedãs A8 e A6. Há duas telas sensíveis ao toque no console que comandam todas as funções do carro. A despeito do grande número de possibilid­ades de ajustes, o sistema é muito intuitivo e bem fácil de usar.

Com visual semelhante ao de um smartphone, a tela superior tem 10,1 polegadas e pode ser configurad­a para, ao ser ligada, mostrar os aplicativo­s preferidos do motorista. Um detalhe charmoso é o som de “clique” quando o usuário confirma a escolha de um dos comandos.

A tela inferior, de 8,6 polegadas, tem como prioridade os ajustes do ar-condiciona­do, mas pode servir de apoio à principal. Além disso, vários comandos podem ser acionados por voz, como a regulagem individual de temperatur­a interna.

Além de toda a eletrônica disponível, o interior do Q8 é muito confortáve­l e amplo. Os três metros de distância entre os eixos são mais que suficiente­s para proporcion­ar muito espaço para os dois únicos ocupantes do banco traseiro. A firmeza da espuma dos assentos garante conforto em viagens longas.

Desempenho justo. Sob o capô do Q8 há um V6 a gasolina de 3 litros, com turbo, que entrega bons 340 cv. Um sistema elétrico de 48 volts (que atua paralelame­nte ao de 12 v convencion­al) deixa o carro mais econômico. Chamado por alguns de “híbrido leve”, traz pequenos motores e geradores que ajudam a dar a partida, por exemplo.

Em movimento, o SUV vai bem. Embora não o torne um “canhão”, o V6 move as duas toneladas do carro a contento.

Um dos pontos altos do jipão é seu comportame­nto em curvas, mesmo as mais fechadas. O mérito é do excelente sistema de eixo traseiro direcional.

Nas estradas sinuosas do entorno de San Pedro de Atacama, no deserto chileno, o Q8 mostrou a que veio. Surpreende­u tanto pela sensação de segurança a bordo, mesmo quando foi muito provocado, quanto pelas repostas diretas da direção.

 ?? AUDI ??
AUDI
 ?? FOTOS: AUDI ??
FOTOS: AUDI
 ??  ?? Elegante. Parte superior das portas não têm moldura
Elegante. Parte superior das portas não têm moldura
 ??  ?? Familiar. Capacidade do porta-malas é de 605 litros
Familiar. Capacidade do porta-malas é de 605 litros
 ??  ?? Tecnológic­o. Painel tem duas telas sensíveis ao toque
Tecnológic­o. Painel tem duas telas sensíveis ao toque

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil