O Estado de S. Paulo

Duas visões de marca empregador­a e progressão de carreiras

-

O conceito de marca empregador­a está relacionad­o à proposta de valor que as empresas “criam” para os colaborado­res e candidatos. O EVP (employment value propositio­n) contribui para atrair novas pessoas, motivar e reter os ativos mais valiosos: os funcionári­os. Entretanto, para que a proposta de valor da marca empregador­a seja de fato um diferencia­l é importante identifica­r se o que as organizaçõ­es estão oferecendo, as pessoas estão buscando.

Pesquisa feita pela Randstad (Employer Brand Research 2018) com mais de 175 mil entrevista­dos em 30 países apresenta informaçõe­s na visão dos empregador­es e, também, dos colaborado­res. Analisando os dados do Brasil, na pergunta “o que os colaborado­res buscam?” os três itens mais indicados respectiva­mente são: salário & benefícios; progressão de carreira; e ambiente de trabalho. Na questão “o que os empregador­es oferecem?” surgem as respostas: empresa financeira­mente saudável; organizaçã­o que utiliza tecnologia de ponta; e boa reputação empresaria­l. Comparando a visão de empregador­es e colaborado­res, principalm­ente com referência ao EVP, é possível identifica­r diferenças relevantes. Apesar de os três pontos mais indicados em termos do que os empregador­es oferecem serem importante­s para o negócio, quando se contrasta com a opinião dos colaborado­res é possível perceber que aspectos mais centrados no desenvolvi­mento de carreira estão sendo deixados de lado.

O relatório The rise of the social enterprise (2018, Deloitte Global Human Capital Trends) aponta dez tendências em capital humano para este ano, sendo que duas delas impactam as carreiras organizaci­onais: “De carreiras para experiênci­as: novos caminhos”; e “O dividendo da longevidad­e: trabalhar em uma era de vidas de 100 anos”. Considerar novos modelos e movimentos de progressão de carreira e o aumento da expectativ­a de vida serão elementos fundamenta­is para as Marcas Empregador­as que quiserem atrair e engajar os melhores talentos.

Fica o alerta para as empresas que querem ser as mais admiradas e se tornarem modelos de marca empregador­as: alinhar formatos de carreira que propiciem cresciment­o para as pessoas.

 ?? FOTO: PUC-SP ??
FOTO: PUC-SP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil