O Estado de S. Paulo

Momento é bom para viagem doméstica

Para especialis­ta, brasileiro criou o hábito de viajar durante as férias, mesmo com dinheiro curto

-

Se os tempos de bonança do Brasil deixaram uma herança no brasileiro foi o hábito de viajar. Segundo planejador­es financeiro­s, mesmo endividada, aclasse média não abre mão de umas férias no meio ou no final do ano. “Ele (o brasileiro) pode estar sem dinheiro para pagar as contas, mas sempre pede para se encontrar uma forma de viajar”, diz a especialis­ta Eliana Tanabe, da Planejar.

Isso explicaria como o setor, em um momento em que o consumo está baixo, registrou aumento de 14,9% de faturament­o e 4,9% no número de unidades franqueada­s no primeiro trimestre de 2018, o que coloca a área de turismo como aquela que mais cresceu em relação ao mesmo período do ano passado.

Entre os anos de 2016 e 2017, o setor de turismo e hotelaria apresentou a maior variação positiva em número de unidades (17,6%) e a segunda maior em faturament­o (9,7%), atrás apenas do setor de saúde, beleza e bem-estar, segundo dados da ABF.

Acrise econômica e a situação polí ticado País também têm estimulado o setor ligado à educação no exterior. Segundo Luiz Filipe Fortunato, diretor de Vendas da CI Intercâmbi­o, “a procura tem sido maior durante o período de crise. A situação do País, a dificuldad­e do acesso ao ensino público e o alto custo e baixa qualidade do ensino privado tem estimulado as pessoas a estudar fora”, diz. Os cursos de idiomas, principalm­ente inglês, representa­m o maior volume de vendas da companhia.

O perfil do consumidor desses serviços, segundo as empresas, são pessoas das classes A e B, executivos e profission­ais em busca de qualificaç­ão. Os serviços, no entanto, estão se tornando acessíveis também para o consumidor da classe C.

Estrangeir­o. Além da crise, a Copa do Mundo e os jogos olímpicos realizados no País trouxeram maior visibilida­de para o mercado interno .“A realização de grandes eventos refletem a médio elongo prazo no turismo”, afirma Antonio Bonfato, professor do curso de Tecnologia em Hotelaria, do Centro Universitá­rio Senac. Os gastos de turistas estrangeir­os já cresceram 18% em janeiro deste ano, segundo o Ministério do Turismo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil