O Estado de S. Paulo

Japão ganha vaga de Senegal nos cartões

-

Senegal terminou a primeira fase da Copa do Mundo com o mesmo número de pontos, gols marcados e saldo que o Japão, mas acabou eliminada pelo números de cartões amarelos, critério utilizado pela Fifa pela primeira vez na história para definir um classifica­do.

De acordo com o regulament­o da Copa na Rússia, o último critério de desempate é o disciplina­r. E, nas três partidas da fase de grupos, Senegal levou seis cartões amarelos. O Japão levou apenas quatro e se controlou na derrota para a Polônia por 1 a 0 até porque sabia que isso poderia decidir a vaga. Com isso, avançou.

O técnico Aliou Cissé, de Senegal, evitou culpar a regra pela eliminação e disse que o time africano não mereceu a vaga. “Eu estou muito orgulhoso do meu time e pelo trabalho deles. Mas Senegal não se classifico­u porque não merecemos. A vida é assim. Os pontos disciplina­res são uma das regras, e elas foram estabeleci­das no regulament­o do torneio. Temos de respeitar isso. Preferíamo­s ser eliminados de outra forma, mas é assim que funciona e nós conhecíamo­s as regras”, comentou o comandante.

Com a eliminação de Senegal, foi a primeira vez desde a Copa de 1982 que uma seleção africana não avançou na primeira fase. As cinco que estiveram na Rússia caíram na fase de grupos. “Não sei dizer se essa regra é cruel, mas não posso pedir aos meus atletas para ir a campo e evitar cartões. O futebol é um jogo de contato e desta vez isso se voltou contra a gente.”

Do outro lado, o Japão atuou os últimos minutos na derrota para a Polônia com o regulament­o debaixo do braço. A torcida percebeu e vaiou bastante a equipe nipônica.

 ?? CARLOS GARCIA RAWLINS/REUTERS ?? Punição. Niang, de Senegal, recebe cartão amarelo
CARLOS GARCIA RAWLINS/REUTERS Punição. Niang, de Senegal, recebe cartão amarelo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil