O Estado de S. Paulo

Decisão de Lewandowsk­i mobiliza Planalto

AGU vai entrar com recurso no STF para garantir que leilão das distribuid­oras da Eletrobrás seja realizado

- Anne Warth Julia Lindner / BRASÍLIA / COLABOROU FÁTIMA LARANJEIRA

Mesmo sem poder de interrompe­r o leilão das distribuid­oras da Eletrobrás, a liminar concedida pelo ministro Ricardo Lewandowsk­i exigindo autorizaçã­o do Congresso para privatizar empresas públicas tem mobilizado o governo. Caberá à ministra-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Grace Mendonça, entrar com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para que não restem dúvidas a respeito da realização da disputa. A AGU também vai tentar derrubar a liminar que impede a venda da Ceal por causa de uma disputa entre União e governo de Alagoas pelo abatimento da dívida do Estado.

O governo escalou os ministros de Minas e Energia, Moreira Franco, e da Secretaria de Governo, Carlos Marun, para defenderem a privatizaç­ão das distribuid­oras da estatal, marcada para o dia 26 de julho. “A Advocacia-Geral da União está entrando com recurso (no Supremo Tribunal Federal) e acredito que vá se encontrar uma solução”, afirmou Moreira Franco. “O leilão vai ocorrer.”

Marun disse que respeitava o posicionam­ento de Lewandowsk­i, mas classifico­u sua decisão como “equivocada”. “Vamos lutar para que essa decisão seja reformada”, afirmou. “Essas decisões que vêm do Judiciário nos preocupam. Sem querer relativiza­r a independên­cia do Poder Judiciário, mas as consequênc­ias tem que ser avaliadas.”

Marun disse que a privatizaç­ão das distribuid­oras é imprescind­ível para a Eletrobrás e para as próprias companhias, que correm o risco de liquidação, o que levaria à extinção das empresas, demissão dos trabalhado­res e à piora na qualidade dos serviços. Ele reconheceu que a proximidad­e do período eleitoral tem trazido mais dificuldad­es para o governo, o que se soma ao período de festas juninas e Copa do Mundo, que também desmobiliz­am o Congresso Nacional.

A Eletrobrás informou que adotará todas as medidas necessária­s para reverter a decisão que retirou a Ceal do leilão. A empresa afirmou que está avaliando os impactos do despacho do ministro sobre o leilão das demais distribuid­oras e da venda de suas participaç­ões em Sociedades de Propósito Específico (SPEs).

 ?? :DIDA SAMPAIO/ESTADÃO - 28/6/2018 ?? Crítica. Para Marun, decisão de ministro foi ‘equivocada’
:DIDA SAMPAIO/ESTADÃO - 28/6/2018 Crítica. Para Marun, decisão de ministro foi ‘equivocada’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil