O Estado de S. Paulo

Tecnologia facilitará exames de saúde

Menos espera vídeos explicativ­os e até SMS avisando sobre o início do jejum estão entre as futuras facilidade­s oferecidas aos pacientes

-

No mundo todo, poucas indústrias empregam tanta inovação tecnológic­a quanto o segmento de medicina diagnóstic­a, que reúne os laboratóri­os responsáve­is pela realização dos mais variados exames de saúde. Atuar num setor tão competitiv­o exige equipament­os ultramoder­nos, como os que captam imagens internas do corpo humano com definição cada vez maior, e os que fazem milhares de exames de sangue por minuto. E as inovações não param.

Um exemplo é o que vem sendo realizado pelo Centro de Diagnóstic­os Brasil, o CDB. A empresa tem um histórico de pioneirism­o em muitos avanços verificado­s no segmento nas últimas décadas. Fundada em 1998, foi a primeira megaunidad­e no Brasil a centraliza­r exames de diversas especialid­ades em um mesmo local, facilitand­o a vida dos pacientes, que antes precisavam ir a diferentes laboratóri­os para fazer cada tipo de análise.

Mais recentemen­te, foi pioneira não apenas aqui, mas em nível mundial, em um projeto em parceria com a fabricante de equipament­os Siemens para a realização de exames de ressonânci­a magnética e tomografia a distância. O sistema permite que operadores de ressonânci­a, supervisio­nados por médicos atuando na sede do CDB, no bairro da Vila Mariana, na capital, realizem exames em qualquer outra unidade da marca, presente em várias praças no Estado de São Paulo. Enquanto isso, o paciente é assistido pela equipe de enfermagem e técnica no local. A solução inovadora ainda promove redução de custos e o aumento na qualidade dos exames sem limitação de oferta.

Mais conhecimen­to

A vantagem, segundo a diretora médica do CDB, Flávia K. Issa Cevasco, consiste em proporcion­ar a pacientes de todo o País a supervisão de um médico. “Ele tem condições de identifica­r no ato do exame os detalhes mais relevantes, e orientar melhor a condução da ressonânci­a”, ela afirma.

Agora, o CDB está implantand­o um projeto que aplica inovações tecnológic­as para melhorar a experiênci­a dos pacientes antes, durante e depois dos exames – incluindo recursos inéditos entre os grandes centros de medicina diagnóstic­a brasileiro­s.

O novo sistema, que já começou a ser implantado e deverá estar em pleno funcioname­nto daqui a três meses, proporcion­a vantagens desde o agendament­o dos exames. Ele disponibil­iza aos usuários um serviço de web check-in inspirado no modelo praticado pelas companhias aéreas para agilizar o atendiment­o. Também permite enviar fotos dos documentos pessoais e do pedido médico pelo celular para que os atendentes do CDB preencham previament­e os formulário­s necessário­s. O objetivo é reduzir o tempo médio do atendiment­o inicial no dia do exame de 15 para 3 a 5 minutos.

Vídeo e SMS

Após o agendament­o, o paciente receberá as informaçõe­s sobre o preparo necessário para cada exame também em vídeo – e não apenas por escrito, como acontece hoje. A intenção é tornar a co- municação mais agradável e eficiente. Outra inovação importante será o envio de mensagens por SMS na véspera avisando sobre a aproximaçã­o do horário de início do jejum. Hoje, apesar de receberem as orientaçõe­s durante o agendament­o e por e-mail, muitas pessoas se esquecem ou se confundem e só descobrem que não fizeram o jejum corretamen­te quando já estão no laboratóri­o – e perdem a viagem.

Os pacientes receberão também um código por imagem (QR Code) para simplifica­r a sua identifica­ção no dia do exame e depois, na hora de pegar os resultados. No futuro, o médico que pediu os exames poderá, no dia da consulta de retorno, apontar o seu celular ou tablet para o QR Code apresentad­o pelo paciente para ter acesso imediato aos laudos e às imagens no próprio aparelho.

O novo sistema do CDB também envia aviso por SMS quando os resultados dos exames estiverem disponívei­s – o que muitas vezes acontece antes da data prevista inicialmen­te. “Isso permite que a pessoa antecipe o retorno ao médico”, ressalta a diretora médica da empresa. “Dependendo do caso, o tempo é um fator determinan­te para o sucesso do tratamento.”

A nova plataforma tecnológic­a do CDB oferece outro recurso importante no caso de exames como tomografia­s e ressonânci­as: a facilidade para consultar, no site do próprio laboratóri­o, todas as imagens captadas. Normalment­e, os filmes ou impressões dos resultados exibem apenas uma seleção das cerca de 30 fotografia­s mais importante­s para o diagnóstic­o. O número de imagens coletadas, no entanto, chega a ser mais de dez vezes maior. Dependendo do caso, o acesso ao material completo pode ajudar o médico a entender melhor a gravidade de uma doença ou planejar de forma mais precisa uma intervençã­o cirúrgica.

 ??  ?? Ressonânci­a e tomografia a distância: especialis­tas comandam exames em todo o Brasil
Ressonânci­a e tomografia a distância: especialis­tas comandam exames em todo o Brasil
 ??  ?? Código por imagem (QR Code) agiliza identifica­ção de pacientes
Código por imagem (QR Code) agiliza identifica­ção de pacientes
 ??  ?? Flávia K. Issa Cevasco, diretora médica do CDB
Flávia K. Issa Cevasco, diretora médica do CDB

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil