O Estado de S. Paulo

Carlyle compra a espanhola Codorníu

- INTERNACIO­NAIS / AGÊNCIAS

O fundo americano Carlyle fechou ontem acordo para adquirir o controle do grupo vinícola catalão Codorníu Raventós por cerca de 300 milhões (US$ 348,4 milhões), em uma operação que avalia a companhia em 390 milhões. Fundada em 1551 e controlada pela família Raventós, a Codorníu é uma das mais antigas empresas da Europa e uma das mais conhecidas marcas de cava, o espumante espanhol.

A produtora anunciou em abril que estava procurando por um parceiro para permitir a saída de parte de seus 216 acionistas e disse que já havia rejeitado oferta anterior do fundo americano. Segundo a imprensa espanhola, o Carlyle também assumirá dívidas da Codorníu. Tradição 1551 é a data de fundação da Codorníu, vinícola espanhola, uma das empresas mais antigas da Europa

Com receita de 236 milhões, a empresa é a segunda vinícola conhecida na produção de cava a buscar um investidor estrangeir­o neste ano. Em março, o grupo Freixenet vendeu 50,7% de suas ações para o alemão Henkell.

A companhia tem cerca de 800 funcionári­os, 3 mil hectares de vinhedos e distribuiç­ão em mais de 100 países.

O grupo Unideco, holding da família Raventós, tem 10 adegas de cava e vinho, 5 delas na Catalunha. As outras estão em La Rioja, Valladolid, Huesca, Califórnia (EUA) e Mendoza (Argentina).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil