O Estado de S. Paulo

Chuva de Kikitos para o ‘Brás Cubas’ de André Klotzel

- Luiz Carlos Merten

Memórias Póstumas

(BRASIL, 2001.) DIR. DE ANDRÉ KLOTZEL, COM REGINALDO FARIA, PETRÔNIO GONTIJO, DÉBORA DUBOC, STEPAN NERCESSIAN, WALMOR CHAGAS, NILDA SPENCER, SÔNIA BRAGA.

Embora tenha vencido o Festival de Gramado – melhor filme, diretor, roteiro, atriz coadjuvant­e (Sônia Braga) e prêmio da crítica –, o longa que André Klotzel adaptou de Machado de Assis está longe de ser uma unanimidad­e. É muito bem produzido e até bem feito, mas é mais fiel à letra do romance que talvez ao seu espírito, e a fina ironia machadiana quase não dá o ar da graça. A trama é clássica – o morto que conta sua vida, depois de advertir que a franqueza é a primeira virtude de um defunto. Houve outro Brás Cubas, nos anos 1985, com direção de Júlio Bressane e interpreta­ções de Luiz Fernando Guimarães e Regina Casé. Machado é um dos maiores escritores do mundo, mas não é muito fácil de adaptar. Em geral, os autores ficam presos às histórias, mas sem muita sutileza, como Paulo César Saraceni em Capitu, nos anos 1960.

CANAL BRASIL, 13H30. REPR., COL.,102 MIN.

O Buraco Negro

THE BLACK HOLE. (EUA, 1979.) DIR. DE RALPH NELSON, COM MAXIMILIAN SCHELL, ANTHONY PERKINS, ROBERT FORSTER, YVETTE MIMIEUX.

Nelson é diretor subestimad­o e essa fantasia da Disney sobre missão espacial que encontra astronauta perdido – e enlouqueci­do – no espaço pode ser merecedora de revisão.

TEL. CULT, 22 H. REPRISE, COLORIDO, 97 MIN.

Se Segura Malandro

(BRASIL, 1977.) DIR. E INTERPRETA­ÇÃO DE HUGO CARVANA, COM DENISE BANDEIRA, LOUISE CARDOSO , CLÁUDIO MARZO.

Rádio clandestin­a é usada para contar as histórias da comunidade que a grande mídia ignora. Carvana e seu personagem eterno – o malandro carioca.

C. BRASIL, 0H15. REPR., COLORIDO, 110 MIN.

 ?? LUMIÈRE BRASIL ?? Petrônio Gontijo. Ator interpreta Brás Cubas na juventude
LUMIÈRE BRASIL Petrônio Gontijo. Ator interpreta Brás Cubas na juventude
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil