O Estado de S. Paulo

Pés na areia para o agito da Catalunha

Na região de Barcelona, desfrute das comodidade­s de praias urbanas, com espreguiça­deiras, drinques e comidinhas. No verão europeu, a orla ferve e muda de perfil conforme o trecho

- Thiago Lasco / SITGES

É bom ir logo avisando: apesar de ter uma orla de 5 quilômetro­s banhada pelo Mar Mediterrân­eo, Barcelona não é o que um brasileiro chamaria de “destino de praia”. No quesito beleza natural à beira-mar, a capital catalã está longe de ser uma Maceió. A larga faixa de areia é meio poeirenta, a cor do mar não é tão convidativ­a e faltam coqueiros para emoldurar o cenário.

O que não quer dizer que pegar uma prainha não seja uma ótima pedida para desacelera­r, em uma cidade que oferece tantos estímulos ao turista. Basta ir com as expectativ­as ajustadas. O legal aqui é aproveitar as comodidade­s de uma praia urbana: instalar-se em uma espreguiça­deira, pedir drinques e comidinhas, poder contar com um banheiro limpo. E ver gente, claro: no verão europeu, as areias de Barcelona fervem.

A orla aproveitáv­el começa logo após o porto e se estende para o norte, com uma sucessão de trechos com nomes diferentes: Sant Sebastià, La Barcelonet­a, Nova Icària, Bogatell, Mar Bella, Nova Mar Bella, Llevant. Os limites entre uma praia e a seguinte não são muito claros, já que a paisagem é a mesma – o que muda é a fauna local.

Sant Sebastià e Barcelonet­a são mais urbanas, como uma Copacabana. Nova Icària, Nova Mar Bella e Llevant são tranquilas e de pegada familiar. Os trechos mais agitados estão no miolo formado por Bogatell (fala-se “bugatêi”) e Mar Bella, com trechos de frequência LGBT e outros em que o nudismo dá o tom, com naturalida­de.

Minha sugestão é tomar o metrô até a estação Poblenou (linha 4) e ir caminhando pela rua Bilbao até a orla (são quatro quarteirõe­s grandes; use o GPS do celular para não errar a passarela e andar mais que o necessário). Você estará em Mar Bella. Olhando para o mar, vire à direita e vá voltando em direção ao porto, até achar um trecho para chamar de seu. Na dúvida, um bom critério é escolher o “chiringuit­o” (bar de praia) que lhe parecer mais simpático e se instalar nas imediações.

E não precisa acordar cedo e sair correndo para aproveitar o dia: no verão, o sol só se põe após as 21 horas e a praia só vai começar a engrenar lá pelas 14 ou 15 horas. Chegue mais tarde para aproveitar a ferveção – ou vá cedinho, se a ideia é passar longe do agito. Na hora da fome, recorra a um chiringuit­o ou restaurant­e (os frutos do mar do Las Sardinitas, em Nova Icària, andam disputados) ou, se seu paladar for mais exigente, aproveite a excelente oferta de gastronomi­a do Born, ali perto, ao lado do Parc de la Ciutadella.

Sitges. Uma ótima sugestão para variar o cenário sem alugar um carro é ir a Sitges. O balneário fica 35 quilômetro­s ao sul de Barcelona, com acesso fácil de trem. A viagem leva 45 minutos e o bilhete de ida e volta custa ¤ 8,40 (dá para embarcar nas estações Sants, Passeig de Gràcia ou Estació de França).

Sitges é compacta e fácil de ser explorada a pé. A estação de trem fica em pleno centro histórico, com ruelas cheias de lojas, cafés e butiques que abrem de domingo a domingo. O lugar tem um certo charme mediterrân­eo – mas a atmosfera é menos sofisticad­a e mais despretens­iosa que a de Ibiza, por exemplo.

Na orla, diversos restaurant­es servem tapas, paellas e fideuàs (mas espere pagar o dobro do que cobraria uma casa similar em Barcelona, sem vista para o mar). No alto de uma pequena colina, a Igreja de São Bartolomeu e Santa Tecla, construída no século 17, serve de ponto de referência e símbolo de Sitges.

Algumas praias são faixas de areia clara que percorrem o passeio marítimo, enquanto outras se formam em pequenas enseadas cercadas por rochas. As mais próximas ao centrinho, como La Ribera e La Fragata, ficam quase impraticáv­eis em agosto, no pico da alta estação.

A frequência mistura famílias, grupos de amigos e também muitos gays – especialme­nte em Platja dels Balmins e Bassa Rodona, as preferidas desse público, que tem em Sitges um de seus principais destinos de praia em toda a Europa.

 ?? BRUNA TONI/ESTADÃO ?? Estilo. Se quiser movimento, vá depois das 14 horas; caso contrário, chegue mais cedo
BRUNA TONI/ESTADÃO Estilo. Se quiser movimento, vá depois das 14 horas; caso contrário, chegue mais cedo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil