O Estado de S. Paulo

Adam Sandler, num momento glorioso da trajetória de ator

- Luiz Carlos Merten

Embriagado de Amor

THE PUNCH-DRUNK LOVE. (EUA, 2002.) DIR. DE PAUL THOMAS ANDERSON, COM ADAM SANDLER, EMILY WATSON, PHILIP SEYMOUR HOFFMAN, LUIS GUZMÁN.

Um dos melhores e menos valorizado­s filmes do diretor de Trama Fantasma, que concorreu ao Oscar deste ano. E outra injustiça – só o preconceit­o contra cômicos populares explica por que Adam Sandler não foi melhor ator, quando o filme concorreu em Cannes. Ele faz homem que se apaixona pela amiga/colega da irmã e justamente quando isso ocorre, numa brincadeir­a, recorre a um serviço de sexo por telefone e fornece seus dados. A partir daí, sua vida vira um inferno. Anderson tem uma atração especial por esse tipo de personagem cuja vida sofre um baque e se fragiliza. Há vários exemplos em sua carreira: o Tom Cruise de Magnólia, o Daniel Day-Lewis de Trama Fantasma, etc. Philip Seymour Hoffman estava num momento glorioso, antes do Oscar – Capote, 2005. Morreu em 2014.

VEJA TAMBÉM Cão Sem Dono

(BRASIL, 2007.) DIR. DE BETO BRANT E RENATO CIASCA, COM JÚLIO ANDRADE, TAINÁ MÜLLER.

O melhor filme da parceria de Brant e Ciasca como diretores/autores. Isso se deve, e muito, à entrega do elenco. Júlio Andrade (Ciro), à deriva na vida – o legítimo cão sem dono. Excepciona­l.

Águas Rasas

THE SHALLOWS. (EUA, 2016.) DIR. DE JAUME COLLET-SERRA, BLAKE LIVELY.

Pode-se preferir, e muito, os policiais que o diretor Collet-Serra fez em Hollywood, mas não falta tensão à história da garota que, na maré, fica presa num fiozinho de terra, e acossada por tubarão.

 ?? COLUMBIA PICTURES DO BRASIL ?? Emily Watson e Adam Sandler. Ator brilha em papel dramático
COLUMBIA PICTURES DO BRASIL Emily Watson e Adam Sandler. Ator brilha em papel dramático

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil