O Estado de S. Paulo

Meninos em caverna têm aula de mergulho

Doze adolescent­es integrante­s de uma equipe de futebol e seu treinador começam a ser preparados para sua operação de resgate na Tailândia

- CHIANG RAI, TAILÂNDIA /

Trajeto para retirar jovens de caverna na Tailândia inclui 1,5 km embaixo d’água.

Equipes de resgate do norte da Tailândia começaram ontem a dar aulas intensivas de mergulho e natação para adolescent­es de um time de futebol que estão presos em uma caverna, como parte dos preparativ­os para retirá-los do local onde estão há 11 dias.

Mergulhado­res, médicos e membros das forças especiais da Marinha da Tailândia acompanham os 12 meninos e seu técnico de 25 anos fornecendo­lhes remédios e alimentos, enquanto especialis­tas avaliam as condições para retirá-los com segurança, uma tarefa que o governo avisou que não será fácil.

As equipes de resgate instalaram um acampament­o provisório em uma cavidade a 1,5 quilômetro de onde estão os meninos, para transferir pouco a pouco o material de resgate. Em alguns trechos, é difícil passar usando cilindros de oxigênio.

“A água é muito forte e o espaço é estreito. Retirar as crianças exige muitas pessoas”, explicou o vice-primeiro-ministro, Prawit Wongsuwan. Segundo ele, se o nível das águas e a correnteza diminuírem, elas serão retiradas rapidament­e. Até a noite de terça-feira, cerca de 120 milhões de litros de água haviam sido bombeados da galeria. Para deixar a caverna pelo mesmo caminho que fizeram ao entrar quando ela estava seca, eles teriam de mergulhar cerca de um quilômetro no total, mas de maneira intercalad­a, passando por áreas sem alagamento.

Um novo vídeo publicado ontem pela Marinha tailandesa mostra os meninos magros e agasalhado­s com cobertores térmicos, mas rindo e conversand­o. Eles garantem estar saudáveis. Cada um deles é mostrado com um facho de luz, diz olá e se apresenta com a cabeça abaixada e as mãos unidas, uma saudação “wai” tradiciona­l.

 ?? REUTERS ??
REUTERS
 ?? REUTERS ?? Ajuda. Adolescent­es recebem remédios de médico militar
REUTERS Ajuda. Adolescent­es recebem remédios de médico militar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil