O Estado de S. Paulo

Neymar sofre novas críticas e Fenômeno defende o craque

- / J.C.

Criticado por simular dores exageradas após sofrer faltas, Neymar continua como um dos focos de polêmicas da Copa do Mundo. Nos últimos dias, ex-jogadores de peso como Diego Maradona, Lothar Matthäus e Gary Lineker têm alertado o comportame­nto do brasileiro. Treinadore­s estrangeir­os também têm adotado uma postura crítica.

Lothar Matthäus, ex-craque alemão, espera que o VAR (sigla em inglês para árbitro assistente de vídeo) coloque um fim à encenação de Neymar e de outros jogadores durante a Copa. “Com o VAR, não entendo como um jogador queira fazer trapaças. É muito perigoso”, disse o alemão durante a apresentaç­ão do prêmio de melhor jogador do mundo pela Fifa.

“Neymar não precisa disso, é um excelente jogador. É um dos cinco melhores do mundo. Para que fazer isso? Não gera simpatia. Não é bom para ele. Neymar vai fazer gols e vai fazer a diferença”, disse.

Matthäus insistiu que o comportame­nto de Neymar em campo não é repetida por outros jogadores. “Maradona não fez encenações, Messi não faz, Cristiano Ronaldo faz de outro tipo. Não essas. Precisamos de jogador como ele, mas não com essa forma”, atacou.

O alemão ainda criticou a arbitragem do jogo entre Colômbia e Inglaterra, por ter permitido que os sul-americanos mantivesse­m o que ele chama de “provocação”. “Antes, eu achava que a Colômbia só tinha um Valderrama. Agora, tem uns cinco Valderrama­s”, atacou. “Eu não gosto dessa provocação, dessas encenações.”

Quem também criticou o brasileiro foi Jorge Campos, ex-goleiro mexicano. “Não se pode tocar em Neymar que ele voa, salta e é frágil”, ironizou. “Ele é um grande jogador. Mas não necessita tudo isso”, alertou.

Mas nem todos estão de acordo com as críticas a Neymar. “Temos de ser mais técnicos nos comentário­s e menos conversa fiada de boteco”, disse Ronaldo. “O futebol tem muitas visões e interpreta­ções. Eu sou contrário a todas essas opiniões”, insistiu o ex-jogador. “Neymar usa de maneira inteligent­e a sua mobilidade para se defender de pancadas e porradas que sofre.”

Ronaldo lembrou da sua época de jogador e afirmou que a arbitragem deveria ser mais rigorosa com os marcadores de Neymar. “Os árbitros têm sido pouco protetores com ele”, afirmou. “É um grande talento. Quando ocorriam comigo as jogadas violentas, repetidame­nte eu me sentia injustiçad­o”, disse. “Essas críticas são bobagens e o resultado que ele entrega à seleção é maravilhos­o. Ainda não é o melhor desempenho dele.”

O Fenômeno considerou ainda que a imprensa tem papel importante nestas críticas a Neymar. “Edições de jornais, televisão, precisam de assunto para completar a sua história. A internet tem uma velocidade muito grande e uns desocupado­s muito criativos fazendo memes a torto e direito”, atacou.

“Quem perde chora. Quem ganha comemora. Nessa Copa, todos vão chorar, menos um”, disse Ronaldo. “Apontar o dedo é fácil. Mas todos vivem a mesma situação quando estão imersos. O futebol não mudou, todo mundo vai chorar aqui.”

Para o ex-craque, o caminho da seleção para um eventual título é “difícil”. “Ninguém vai ser campeão com um presente, sem sacrifício­s. A seleção está muito concentrad­a, muito unida. E, mesmo que tentem, dificilmen­te perderam equilíbrio dentro de grupo”, disse.

Neymar não precisa disso, é um excelente jogador. Para que fazer isso? Não gera simpatia Lothar Matthäus, CAMPEÃO DO MUNDO EM 1990

 ??  ?? Com o filho Davi. ‘Essas críticas são bobagens’, diz Ronaldo WILTON JUNIOR/ESTADÃO
Com o filho Davi. ‘Essas críticas são bobagens’, diz Ronaldo WILTON JUNIOR/ESTADÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil