O Estado de S. Paulo

Delegados da Fifa apostam em maior vigilância com brasileiro

-

Jogador da Copa do Mundo que mais sofreu faltas até agora, Neymar está na mira da Fifa. Ao

Estado, três dirigentes do Conselho da Fifa, o órgão máximo da entidade, explicaram separadame­nte que o brasileiro tem sido alvo de debates. O Estado apurou que, por enquanto, os árbitros não receberam qualquer tipo de instrução específica para darem maior atenção à possíveis encenações do brasileiro. Mas, há uma semana, membros do Comitê de Arbitragem da Fifa admitiram ao Estado e a outros veículos de imprensa brasileiro­s, na condição de anonimato, que havia uma instrução a não apitar ou consultar o VAR em cada falta recebida por Neymar. A justificat­iva: o futebol é um esporte de contato e deve ser mantido assim.

Em quatro jogos, ele foi atingido em 23 ocasiões. O número é bem superior ao volume de faltas sofridas por Messi, com 15. Os dados foram coletados oficialmen­te pela Fifa a partir dos relatórios do quatro primeiros jogos na Copa do Mundo.

Apenas no primeiro jogo, contra a Suíça, as dez faltas sofridas pelo brasileiro o colocaram num situação única. Nenhum jogador desde Allan Shearer, em 1998, foi alvo de tantas faltas. Naquela Copa, há 20 anos, o inglês teve onze incidentes em uma partida contra a Tunísia.

Sozinho, Neymar já sofreu mais faltas que todo o time do Egito, com 21. O craque do Paris Saint-Germain ainda concentrou praticamen­te metade das 59 faltas recebidas pela seleção brasileira em quatro jogos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil