O Estado de S. Paulo

Fora das quartas?

Com ótima atuação no Mundial, Cavani fará falta ao Uruguai caso se confirme sua ausência na partida contra a França

- BORSKY

O Uruguai deve ter um desfalque de extrema importânci­a para enfrentar a França nesta sexta-feira, às 11 horas, pelas quartas de final da Copa do Mundo. O atacante Edinson Cavani não deve ter condições de jogo por causa de uma lesão na panturrilh­a esquerda, e a seleção uruguaia vai perder sua principal referência na área.

O time comandado por Oscar Tabárez ainda conta com Luis Suárez como possível candidato a herói, mas não deverá ter em campo seu artilheiro. Cavani marcou três gols neste Mundial, sendo um de pé esquerdo, um de pé direito e um de cabeça. Cavani é o quarto jogador que mais chutou a gol na Copa do Mundo, segundo dados do site da Fifa. O uruguaio, com 16 finalizaçõ­es, está atrás apenas de Neymar (24), Cristiano Ronaldo (21) e Messi (17).

A lesão de Cavani aconteceu durante a vitória por 2 a 1 do Uruguai sobre Portugal, pelas oitavas de final, no sábado. O atacante marcou os dois gols da equipe e se machucou no segundo tempo – ele saiu de campo amparado pelo português Cristiano Ronaldo, que acabou eliminado do Mundial.

Confirmado o veto a Cavani, a tendência é que Cristhian Stuani, que atua no Girona, assuma a vaga.

Hoje, véspera do confronto pelas quartas de final, a atividade da seleção será no estádio de Nijni Novgorod, onde a partida será realizada. O treino estará aberto para a imprensa durante 15 minutos e, mais tarde, o treinador Oscar Tabárez vai dar coletiva de imprensa. A expectativ­a é que ele possa dar uma posição definitiva sobre se o jogador realmente não terá condições de entrar em campo contra a França.

Treino. O time uruguaio treinou ontem em Borsky, onde está concentrad­o, a portas fechadas.

Pelas redes sociais, a Associação Uruguaia de Futebol divulgou imagens do treino, mas não havia sinal de Cavani, o que aumentou as especulaçõ­es sobre a ausência do jogador.

A assessoria de imprensa da entidade tampouco citou o atleta no comunicado que enviou a veículos da imprensa. “A Celeste iniciou a jornada na academia do complexo esportivo. Posteriorm­ente, se dirigiram ao campo de jogo para realizar exercícios físicos com (o preparador) José Herrera, movimentos táticos e finalizaçõ­es de meia distância”, informou.

Na segunda-feira, os médicos da seleção uruguaia revelou que não houve ruptura de ligamentos na panturrilh­a esquerda de Cavani. Embora essa informação tenha dado uma esperança adicional aos torcedores da Celeste, a rádio francesa RMC disse ontem que suas fontes no Paris Saint-Germain, onde atua o atacante uruguaio, assegurara­m que seria impossível que Cavani se recuperass­e a tempo para a partida de amanhã.

Segundo revelou a rádio, a lesão do atacante necessita de vários dias para ser curada, e os seis dias decorridos entre o jogo que eliminou Portugal, no último sábado, e a partida de quartas de final amanhã não seriam suficiente­s.

Estratégia? Houve quem pensasse que o Uruguai pudesse estar usando o mistério sobre a escalação de Cavani como estratégia para despistar o time francês na decisão. “Eu não sei se eles estão blefando”, comentou o volante Matuidi, do time francês, que foi colega do uruguaio no Paris Saint-Germain. O atleta, porém, destacou a força do uruguaio e sua vontade de atuar. “Nós não nos falamos recentemen­te, mas conheço Cavani suficiente­mente para dizer que ele é uma pessoa generosa, que não desiste de nada, e eu sei que ele fará de tudo até o último momento para estar em campo.”

Conheço Cavani suficiente­mente para dizer que ele fará de tudo para jogar

Matuidi,

VOLANTE

DA SELEÇÃO

FRANCESA A tristeza de um faz a alegria de outros. Não será nada ruim para nós (a ausência de Cavani)

Adil Ramil,

ZAGUEIRO

DA SELEÇÃO

FRANCESA

 ?? FRANCK ROBICHON/EFE – 2/7/2018 ?? Apoio. Cavani não deve se recuperar a tempo da lesão na panturrilh­a
FRANCK ROBICHON/EFE – 2/7/2018 Apoio. Cavani não deve se recuperar a tempo da lesão na panturrilh­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil