O Estado de S. Paulo

À altura do duelo

Fifa escala árbitro sérvio que apitou final da última Champions para jogo do Brasil

- Almir Leite Leandro Silveira Marcio Dolzan

A Fifa anunciou ontem que escalou o sérvio Milorad Mazic para apitar o duelo entre Brasil e Bélgica, sexta, em Kazan, pelas quartas de final da Copa do Mundo. Ele foi o árbitro de dois jogos desta edição do torneio da Rússia, além de ter trabalhado neste ano na decisão da Liga dos Campeões da Europa.

Naquela partida, em que o Real Madrid derrotou o Liverpool por 3 a 1, o sérvio acabou sendo criticado por não ter punido o zagueiro Sergio Ramos, da equipe espanhola, por infração no atacante Mohamed Salah, do time inglês, e que provocou a saída do jogo do atacante egípcio logo no primeiro tempo por causa de lesão no ombro.

Para além dessa importante final, Mazic possui larga experiênci­a. O sérvio também trabalhou na Copa das Confederaç­ões de 2017 em dois confrontos, incluindo a decisão, em que a Alemanha derrotou a seleção chilena por 1 a 0.

Masic também está em sua segunda Copa do Mundo, pois em 2014 trabalhou no Brasil, tendo apitado a goleada da Alemanha por 4 a 0 sobre Portugal, na Fonte Nova, e a vitória da Argentina por 1 a 0 sobre o Irã, no Mineirão. O árbitro sérvio, de 45 anos, tem a insígnia da Fifa desde 2009 e também foi escalado para a Eurocopa de 2016, tendo apitado três partidas.

Agora na Rússia, Masic trabalhou em dois jogos. O primeiro foi a vitória do México por 2 a 1 sobre a Coreia do Sul, em que um dos gols da equipe latina saiu em cobrança de pênalti e em que aplicou quatro cartões amarelos ao time asiático. Já a outra partida foi o triunfo da Colômbia por 1 a 0 sobre Senegal, sendo que cada equipe recebeu um cartão amarelo.

Além de escalar Masic, a Fifa também apontou os sérvios Milovan Ristic e Dali Djurdjevic como seu auxiliares. Os norteameri­canos Jair Marrufo, como quarto árbitro, e Corey Rockwell completarã­o o quinteto de arbitragem no duelo marcado para sexta-feira, às 15 horas (de Brasília), em Kazan.

O Brasil chega ao duelo com a Bélgica com Neymar, Philippe Coutinho e Filipe Luís pendurados. Caso recebam novo amarelo, poderão desfalcar a equipe na semifinal desde que, é claro, o time avance para a próxima fase da Copa do Mundo.

Mais apito. No outro lado do chaveament­o, o brasileiro Sandro Meira Ricci foi escalado para apitar o encontro entre Croácia e Rússia, sábado, em Sochi.

Ricci será auxiliado por Marcelo Van Gasse e Emerson Pereira de Carvalho. Ele também apitou, na primeira fase, os confrontos entre França x Dinamarca e Croácia x Nigéria, além de ter atuado como quarto árbitro no jogo de abertura do torneio, entre Rússia x Arábia Saudita.

O árbitro argentino Néstor Pitana vai comandar o embate entre Uruguai x França, na sexta. No dia seguinte, o duelo entre Suécia x Inglaterra fica a cargo do holandês Björn Kuipers.

 ?? CARLOS GARCIA RAWLINS/REUTERS ?? Rígido. O sérvio deu seis amarelos em duas partidas
CARLOS GARCIA RAWLINS/REUTERS Rígido. O sérvio deu seis amarelos em duas partidas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil