O Estado de S. Paulo

Croácia flex

Time se diz pronto para encarar as duas versões da Rússia: a ofensiva e a que só se defende

- SOCHI

A Rússia empregou uma mentalidad­e ofensiva contra seus adversário­s na fase de grupos da Copa do Mundo, mas jogou defensivam­ente no confronto de mata-mata diante da Espanha. Assim, a Croácia acredita que precisará estar pronta para qualquer uma das versões da seleção do país-sede na partida de sábado, pelas quartas de final.

Os russos entraram no torneio como a equipe de pior classifica­ção no ranking da Fifa, mas começaram fazendo barulho ao golear a Arábia Saudita por 5 a 0 e bater o Egito por 3 a 1. A derrota para o Uruguai (3 a 0) freou um pouco os ânimos, renovados com a classifica­ção nas oitavas depois de passar pela Espanha nos pênaltis.

“Assistimos a quase todos os jogos deles”, comentou o atacante croata Ivan Perisic, ontem, na base de treinament­os da Croácia em Sochi. “Vamos nos preparar bem para ambas as versões. Nós ainda temos alguns dias para nos prepararmo­s bem”, completou.

A Rússia optou por jogar com cinco atrás e com Artem Dzyuba como único atacante na partida contra os espanhóis, em uma formação que limitou seus adversário­s a somente uma chance em 90 minutos.

“Contra a Espanha eles usaram um sistema diferente, mas você deve se adaptar a cada time que você joga contra. Então eles pensaram ser a melhor tática para eles, e eu acho que eles tomaram a decisão correta”, analisou Perisic.

Essas várias versões, a Croácia compreende bem, dada a alternânci­a de estilos ao longo da Copa. Mostrou flashes de seu poderoso jogo ofensivo quando derrotou Nigéria, Argentina e Islândia para liderar seu grupo. Porém, como a Rússia, tomou uma rota defensiva nas oitavas de final, com uma vitória nos pênaltis sobre a Dinamarca.

Quem joga? O técnico da Croácia, Zlatko Dalic, recebeu uma boa notícia ontem. O lateral-esquerdo Ivan Strinic voltou a treinar com o grupo e mostrou estar pronto para enfrentar a Rússia. Já o volante Mateo Kovacic participou somente de parte da atividade e ainda é dúvida.

Strinic, que se transferiu recentemen­te para o Milan, sentiu dores musculares na partida contra a Dinamarca. Anteontem, ele foi poupado, mas trabalhou normalment­e ontem, sem indicar sinal de dor. O jogador era quem mais preocupava por ser titular da seleção.

Kovacic, por sua vez, vem sendo reserva, embora tenha entrado em todos os jogos e sido até titular contra a Islândia. O jogador deslocou o ombro direito contra a Dinamarca, e vinha sendo poupado das atividades.

 ?? ADRIAN DENNIS/AFP ?? O cara. O meia Modric é a esperança croata para ir à semifinal do Mundial
ADRIAN DENNIS/AFP O cara. O meia Modric é a esperança croata para ir à semifinal do Mundial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil