O Estado de S. Paulo

Heitor Dhalia, Myrian Muniz e o universo sórdido de ‘Nina’

- Luiz Carlos Merten

Nina (BRASIL, 2004.) DIR. DE HEITOR DHALIA, COM GUTA STRESSER, SELTON MELLO, WAGNER MOURA, MYRIAN MUNIZ, MILHEM CORTAZ.

Nina, a personagem interpreta­da por Guta Stresser, divide as pessoas em duas categorias, as ordinárias, que aceitam o mundo como é, e as extraordin­árias, com as quais se identifica, que querem mudar o mundo, mesmo que por meio de atos impensávei­s. Nina mora num quartinho na pensão de Dona Eulália. A velha é o Diabo, transforma a vida dela num inferno. Admira que Nina queira matá-la. O longa de estreia de Heitor Dhalia é uma livre adaptação de Dostoievsk­i, Crime e Castigo, numa estética expression­ista de quadrinhos. Para um primeiro filme, é muito bom. Intrigante, nada conclusivo. E, embora tenha um elenco masculino de peso – Wagner Moura, Selton Mello, Milhem Cortaz –, a veterana Myrian Muniz rouba a cena como Dona Eulália. Ninguém para fazer uma peste como ela. Atenção para a elaborada fotografia de José Roberto Eliezer.

VEJA TAMBÉM Julie & Júlia JULIE AND JULIA. (EUA. 2009.) DIR. DE NORA EPHRON, COM MERYL STREEP, AMY ADAMS, STANLEY TUCCI.

O último longa de Nora Ephroconta a história de Julie, que compila as receitas de Júlia – em diferentes épocas – e o filme celebra a arte de comer (amar, também).

A Professora de Piano LA PIANISTE. (ÁUSTRIA, 2001.) DIR. DE MICHAEL HANEKE, COM ISABELLE HUPPERT, ANNIE GIRARDOT, BENOIT MAGIMEL.

Jovem persegue sua professora de piano masoquista. Isabelle e Magimel foram melhores atores em Cannes e o filme ainda ganhou o grande prêmio do júri.

 ?? BRANCA FILMES ?? Guta Stresser. Livre adaptação de Dostoievsk­i, ‘Crime e Castigo’
BRANCA FILMES Guta Stresser. Livre adaptação de Dostoievsk­i, ‘Crime e Castigo’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil