O Estado de S. Paulo

‘Talvez o caminho seja a composição contra os extremos’

Presidente do PRB admite Flávio Rocha como vice em coligação com outro partido e cita sondagem do Podemos

- Felipe Frazão / BRASÍLIA

Presidente nacional do PRB, o ex-ministro Marcos Pereira diz que uma composição do empresário Flávio Rocha, pré-candidato do partido à Presidênci­a, como vice na chapa de outro nome de centro “talvez seja o caminho para evitar o Brasil dos extremos”. Pereira relatou que Rocha foi sondado pelo senador Alvaro Dias (PR), presidenci­ável do Podemos. O PRB participa do bloco integrado por DEM, PP e Solidaried­ade, que conversa também com Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB).

• O pré-candidato Flávio Rocha, por ser do Nordeste, pode compor uma chapa como vice? Não conversei com ele sobre isso ainda. Se o PRB entender, ele entender e os apoiadores dele também, ele pode ser o candidato mesmo sem outros partidos. Minha manutenção no bloco foi nesse intuito, ter alguma possibilid­ade de influencia­r o grupo. Pode ser bom o debate, para colocar o partido em evidência, mas, talvez, o caminho seja por uma composição para evitar o Brasil dos extremos.

• Algum dos pré-candidatos ao Planalto ofereceu a vice a ele?

O Alvaro Dias. Fez diretament­e com o Flávio e conosco, no partido.

• A proposta ainda está na mesa? Tem que perguntar para ele (Alvaro Dias).

• O que as pesquisas dizem sobre Rocha, Rodrigo Maia (DEM) e Aldo Rebelo (SD), colocados como pré-candidatos no bloco?

As pesquisas de intenção de voto e qualitativ­as demonstram que esses três pré-candidatos têm dificuldad­e de avançar. Mesmo que o tempo de TV desses partidos, cerca de 20% do total, fique à disposição de um deles. Ouvimos os candidatos que podem ter viabilidad­e e estar mais no centro. Sabendo que tem toda a dificuldad­e desse grupo com o PT e da maioria com Jair Bolsonaro (pré-candidato pelo PSL).

• Mesmo com Bolsonaro liderando pesquisas?

Ele pode até ir para o segundo turno, mas o quanto ele vai subsistir, numa eleição curta, sem tempo de rádio e TV? Ele tem fragilidad­es.

• Quando o partido ou o grupo vai decidir quem apoiar?

O PRB não vai antecipar a decisão. O Ciro (Nogueira, presidente do PP) me disse que PP não vai antecipar a decisão. A nossa será a partir de 15 de julho. Mas não podemos deixar para muito depois de 25 de julho, porque as convenções terminam

dia 5 de agosto. Vou fazer uma reunião com a bancada na semana que vem. Ninguém acredita, mas o PRB pode decidir por manter a candidatur­a do Flávio, mesmo sozinho.

• O que faria o bloco rachar, até onde vai caminhar junto?

Uma discordânc­ia entre quem apoiar. Vejo pouca viabilidad­e hoje dos outros partidos apoiarem Rocha. Eles querem apoiar quem pelo menos vai disputar de forma competitiv­a. • Ciro Gomes tem uma pauta que diverge do PRB. Ele teria apoio? Como ele se predispôs, caso isso avance, a adequar a pauta dele à dos partidos, eu diria que existem dificuldad­es, mas que não deveriam ou não deverão ser intranspon­íveis. Não chegamos a discutir quais. Vamos ter que adotar alguns critérios. A ideia do grupo, da qual eu divirjo mais do que concordo, e por isso digo que é mais difícil, mas não impossível um apoio ao Ciro, é que seja estabeleci­dos alguns pontos programáti­cos e que ele aceite adotar no programa de governo para puxar um pouco mais para o centro. Por exemplo, não dá para ele dizer que vai revogar a reforma trabalhist­a assim que assumir a Presidênci­a. Nós não aceitamos. Isso é inegociáve­l. Ela tem que ser mantida e reforçada.

• O bloco hesita em apoiar Alckmin?

Não tem nada decidido. Na quarta-feira vamos nos reunir para dar encaminham­ento.

• Falta consistênc­ia à campanha de Alckmin?

Pesquisas mostram que há bastante dificuldad­e para ele chegar no segundo turno. Alckmin disse que neste momento o povo está preocupado com a Copa. Ele rechaçou de forma equilibrad­a a possibilid­ade de ser substituíd­o pelo (João) Doria.

 ?? RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS-30/05/2018 ?? Apoio. Pereira afirma que PRB não vai antecipar decisão
RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS-30/05/2018 Apoio. Pereira afirma que PRB não vai antecipar decisão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil