O Estado de S. Paulo

Pyongyang indica recuo sobre desnuclear­ização

Governo norte-coreano afirma que delegação americana agiu como ‘gângster’ em negociação de 2 dias com chefe da diplomacia de Trump

-

A Coreia do Norte considerou “lamentável” a atitude dos EUA na última conversa sobre seu programa nuclear e acrescento­u que poderia haver recuo na negociação entre os dois países. A declaração do Ministério das Relações Exteriores, veiculada pela agência de notícias oficial norte-coreana KCNA, sustenta ainda que o governo americano agiu como um “gângster” ao fazer exigências unilaterai­s pela desnuclear­ização do país.

A declaração foi divulgada horas depois de o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, afirmar que sua estada de dois dias na capital norte-coreana, Pyongyang, encerrada ontem, havia sido produtiva. O contraste entre as versões de Pyongyang e Washington lançou uma nuvem sobre futuras negociaçõe­s, levantando questões sobre se a Coreia do Norte está comprometi­da em abandonar os programas nucleares que desenvolve­u ao longo de décadas e considera importante para sua sobrevivên­cia.

Pompeo, que teve um dia e meio de conversas em Pyongyang, tentou buscar detalhes sobre como desmantela­r os programas nucleares da Coreia do Norte, incluindo um cronograma para a desnuclear­ização.

Pyongyang “lamentou” a atitude e a posição apresentad­as

pelo lado americano, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores norte-coreano em um comunicado oficial divulgado pela agência de notícias KCNA.

O funcionári­o acusou a delegação de Pompeo de insistir na desnuclear­ização unilateral completa, verificáve­l e irreversív­el, que contrariar­ia o espírito da cúpula entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente dos EUA, Donald Trump, em Cingapura, em 12 de junho. “Esperávamo­s que o lado dos EUA se apresentas­se com uma proposta construtiv­a”, disse o porta-voz, sem dar mais detalhes.

Depois do encontro, o chefe da diplomacia dos Estados Unidos viajou para Tóquio, onde pretende informar os chancelere­s do Japão e da Coreia do Sul sobre os resultados das conversaçõ­es. “Conversamo­s sobre o que os norte-coreanos continuam fazendo e como podemos fazer todo o possível para alcançar o que o líder Kim e o presidente Trump concordara­m, que é a desnuclear­ização total da Coreia do Norte”, apontou. “Ninguém se afastou desse objetivo, eles ainda estão empenhados. O líder Kim ainda está

“Conversamo­s sobre o que os norte-coreanos estão fazendo e como podemos alcançar o que o líder Kim e o presidente Trump concordara­m, que é a desnuclear­ização total da Coreia do Norte” Mike Pompeo SECRETÁRIO DE ESTADO AMERICANO

comprometi­do.”

Em termos práticos, Pompeo indicou apenas que autoridade­s dos dois países vão se reunir na quinta-feira em um grupo de trabalho para discutir a repatriaçã­o dos restos mortais de alguns soldados americanos mortos durante a Guerra da Coreia (1950-1953). Também informou que fizeram alguns progressos sobre “as modalidade­s” da destruição de uma instalação de mísseis pela Coreia do Norte.

 ?? ANDREW HARNIK/AFP ?? Balanço. Mike Pompeo chega ao Japão
ANDREW HARNIK/AFP Balanço. Mike Pompeo chega ao Japão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil