O Estado de S. Paulo

Inundação no Japão mata 51 e faz 1,6 milhão deixarem suas casas

Metade sul do país é castigada por chuvas há 3 dias; mais de 3 milhões de moradores deveriam deixar residência­s

-

Ao menos 49 pessoas morreram e 1,6 milhão foram retiradas de suas casas por causa de inundações e desmoronam­entos provocados por fortes chuvas desde quinta-feira na metade sul do Japão. Havia ontem ao menos 48 desapareci­dos, segundo a emissora pública japonesa NHK.

As vítimas, de idades entre 40 e 90 anos, foram registrada­s nas províncias de Ehime, Hiroshima e Okayama, segundo os últimos dados divulgados pela NHK, que transmitia ao vivo imagens de localidade­s inundadas pelos transborda­mentos dos rios e casas em encostas montanhosa­s parcialmen­te enterradas pela terra e pontes e estradas destruídas. A Agência Meteorológ­ica de Japão (JMA) mantinha em alerta máximo as províncias de Kyoto, Hyogo e Gifu.

Outras 30 províncias do país permanecem em alerta por inundações e deslizamen­tos de terra que levaram as autoridade­s a ordenar a saída imediata de quase 3 milhões de pessoas de suas residência­s por causa da chuva. A maioria dos mortos foi arrastada pela subida dos rios ou surpreendi­da em suas casas pelos deslizamen­tos.

Em Motoyama, cidade na Ilha de Shikoku, a cerca de 600 quilômetro­s da capital Tóquio, 583 mm de chuvas caíram entre sexta-feira e a manhã de ontem. Em Okayama, a inundação de uma casa de repouso para idosos fez com que cerca de 80 pessoas ficassem temporaria­mente isoladas, enquanto mais de uma dezena de cidadãos foram para o telhado de suas residência­s para escapar dos transborda­mentos, detalhou a agência Kyodo. Os corpos de segurança receberam mais de 100 pedidos de resgate, disse o ministro porta-voz do governo, Yoshihide Suga.

Cerca de 650 militares estão participan­do dos trabalhos de resgate, e outros 21 mil estão preparados para serem deslocados, disse o ministro da Defesa, Itsunori Onodera. Aproximada­mente 48 mil homens, entre soldados, policiais e bombeiros, estão envolvidos nos trabalhos de resgate de feridos, desapareci­dos e mortos. A JMA prevê a intensific­ação da chuva hoje.

 ?? SHINGO NISHIZUME/KYODO NEWS/AP ?? Devastação. Em Kurachiki, sudoeste do Japão, prédios ficaram parcialmen­te submersos; previsão é de mais chuva hoje
SHINGO NISHIZUME/KYODO NEWS/AP Devastação. Em Kurachiki, sudoeste do Japão, prédios ficaram parcialmen­te submersos; previsão é de mais chuva hoje

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil