O Estado de S. Paulo

Inglaterra vence Suécia e volta às semis depois de 28 anos

- Gonçalo Junior

A Inglaterra voltou às origens do seu futebol para conseguir a classifica­ção para uma semifinal de Copa, o que não ocorria desde 1990. Embora tenha evoluído taticament­e nos últimos anos, criando variações ofensivas, a equipe venceu a Suécia por 2 a 0 com duas jogadas aéreas. É a volta do velho “chuveirinh­o” inglês.

Agora, o time está entre os quatro melhores do mundo e vai enfrentar a Croácia quartafeir­a, em Moscou. Os gols foram do grandalhão Harry Maguire, defensor do Leiscester que tem 1,94 m, e do meia Dele Alli, um dos destaques do Tottenham. Curiosamen­te, eles venceram uma zaga especialis­ta no jogo aéreo, mas que ficou devendo.

O artilheiro Harry Kane passou em branco pela primeira vez no torneio, mas afirmou que persegue a marca de Ronaldo, que anotou oito gols em 2002. “Tem sido uma grande campanha até aqui. A ideia é ajudar o time. Espero que consiga continuar a marcar. Seria incrível (chegar aos oito gols de Ronaldo)”,

afirmou o atacante. Desacredit­ada entre os próprios torcedores por causa da inexperiên­cia de alguns jogadores – a média de idade é de 25 anos – e da falta de títulos importante­s do treinador Gareth Southgate, a Inglaterra é uma das surpresas da Copa do Mundo.

Embalados pela boa fase do time, os torcedores ingleses finalmente foram ouvidos nos gramados da Rússia. Depois de terem sido “engolidos” pelos colombiano­s em Moscou, eles tomaram conta do estádio de Samara e cantaram o jogo todo. Foi um espetáculo à parte nas arquibanca­das. No fim da partida, os jogadores agradecend­o por vários minutos. A Inglaterra volta a ser protagonis­ta.

Embora tenha tido uma carreira mediana como jogador e treinador, o técnico Southgate superou o estigma de perdedor. Depois de herdar a vaga no time principal quando Sam Allardyce foi afastado pelo envolvimen­to em um esquema irregular de transferên­cias no país, ele está entre os quatro melhores.

Com Southgate, o time inglês vem quebrando tabus. Antes de voltar à semifinal depois de quase três décadas, a equipe superou uma decisão por pênaltis, diante da Colômbia, nas quartas de final, após três fracassos

em Copas do Mundo. Os ingleses tinham perdido todas: 1990, 1998 e 2006.

A Inglaterra sofreu pouco no

jogo de ontem. Desde o início colocou em campo a superiorid­ade técnica e impôs seu jogo.

Com dificuldad­es para furar

o bloqueio, passou a utilizar as jogadas pelo alto para conseguir a vantagem. Fez o primeiro gol com Maguire na etapa inicial e definiu o jogo no segundo tempo com Dele Alli. O goleiro Pickford fez três defesas e garantiu a vantagem até o fim.

 ?? MAX ROSSI/REUTERS ?? Agradecime­nto. Jogadores ingleses festejam classifica­ção com a torcida em Samara
MAX ROSSI/REUTERS Agradecime­nto. Jogadores ingleses festejam classifica­ção com a torcida em Samara
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil