O Estado de S. Paulo

Adeus, Rússia!

Após acabar com o Brasil nas quartas, Lukaku já causa preocupacã­o na selecão francesa

-

O belga Romelu Lukaku se aproximou do seu desejo de ser considerad­o um jogador completo, com a assistênci­a para o gol decisivo do meia-atacante De Bruyne na vitória por 2 a 1 sobre o Brasil, nas quartas de final da Copa do Mundo, anteontem.

Apesar dos seus 1,90 m de altura distribuíd­os em mais de 90 kg, o grandalhão mostrou muita velocidade ao arrancar da defesa, depois de a Bélgica ganhar a posse em um escanteio, cruzar o campo e soltar a bola para De Bruyne, que avançou alguns metros antes de soltar um ótimo chute no canto de Alisson.

E fez muito mais. Cada contragolp­e belga era um sufoco para os brasileiro­s que tinham a ingrata missão de marcar o gigante de 25 anos de idade. Miranda, que não é pequeno (tem 1,86 m, mas bem menos massa corporal), parecia um garoto quando colava nas costas do rival para tentar se antecipar. Dizem que Fernandinh­o poderia tê-lo parado com falta no lance do segundo gol. Mas como parar o trator quando ele dispara?

“Todos pensam que Lukaku só sabe fazer gols, gols, gols”, comentou o jogador do Manchester United, após a partida. “Mas eu quero ser visto como um atacante completo. Dar assistênci­as também é importante e este ano eu as dei mais do que nunca”, complement­ou.

“Quero fazer (gols), mas, ao mesmo tempo, eu tento trabalhar o máximo que posso pelo time. Não tenho que me provar mais (como goleador). Todos sabem que posso marcar em cada chance que tenho dentro da área, mas o individual não conta aqui”, disse o jogador.

Gol, de fato, não é problema para ele. Na última temporada, foram 21 em 57 jogos pelo United. Em seu clube anterior, o Everton, balançou as redes 87 vezes em 166 partidas (média de 0,52 ao longo de quatro temporadas pelo time).

Em Manchester, já é xodó do técnico português José Mourinho, a quem mencionou depois do triunfo de sexta. “Vou falar com ele esta noite e espero que ele esteja feliz com as minhas partidas aqui”, declarou.

Tem moral de sobra para, por exemplo, estar fazendo campanha junto ao treinador para que os Diabos Vermelhos (mesmo apelido da seleção belga) contratem seu irmão, o lateral-esquerdo Jordan Lukaku, de 23 anos, atualmente na Lazio.

Desafio à altura. A Bélgica deseja chegar à sua primeira final de Mundial. Para isso, terá de superar a França, em São Petersburg­o, na terça-feira. Do lado de lá, já tem gente preocupada com o duelo diante de Lukaku.

“É um problema para qualquer defesa. É um jogador poderoso e não se pode dar espaços, porque ele se aproveita disso”, analisou zagueiro Varane, durante coletiva de imprensa concedida ontem, em Istra. A defesa dos Bleus foi vazada quatro vezes neste Mundial.

Todos sabem que posso marcar em cada chance que tenho na área Lukaku ATACANTE DA BÉLGICA

 ?? GEORGI LICOVSKI/EFE ??
GEORGI LICOVSKI/EFE
 ?? BENJAMIN CREMEL /AFP ?? Vai encarar? Na Copa da Rússia, ele soma 4 gols
BENJAMIN CREMEL /AFP Vai encarar? Na Copa da Rússia, ele soma 4 gols

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil