O Estado de S. Paulo

Conmebol agenda reunião em agosto para decider o que fazer com president da CBF

- Jamil Chade

O destino do presidente da CBF, coronel Antonio Nunes, será debatido no próximo mês. Alvo de controvérs­ias durante a Copa do Mundo, o dirigente será o foco da próxima reunião do Conselho da Conmebol, marcada para agosto.

A entidade sul-americana e os demais presidente­s das confederaç­ões do continente querem avaliar uma punição contra o brasileiro, depois de o cartola ter rompido um acordo do bloco da América do Sul no que se refere ao voto para a escolha da sede da Copa de 2026.

Mas ainda pesa sobre ele o fato de ter acusado a Conmebol de ter lhe imposto um “voto de cabresto”, o que a entidade nega. Nunes fez a acusação em declaraçõe­s dadas à reportagem do Estado durante a disputa deste Mundial.

Suas declaraçõe­s e seu voto poderiam levar o órgão máximo do futebol sul-americano a abrir um processo disciplina­r, enquanto federações como a Associação de Futebol Argentino (AFA) chegam a falar nos bastidores em um pedido de afastament­o do brasileiro.

Uma punição na Conmebol, porém, poderá reabrir o debate sobre sua permanênci­a na CBF. O grupo ligado a Marco Polo Del Nero quer sua continuida­de até abril de 2019, como forma de garantir que Rogério Caboclo possa assumir. Nos bastidores, porém, federações estaduais já estudam a possibilid­ade de formar um colegiado, exigir seu afastament­o e solicitar novas eleições.

Ontem, ele pediu para antecipar seu retorno ao Brasil, levando seus assessores a buscar passagens para os próximos dias. Ele, porém, passou grande parte do dia em seu quarto e, quando desceu para fazer “um passeio”, manteve-se em silêncio.

 ?? JAMIL CHADE/ ESTADÃO ?? Polêmico. Coronel Nunes queimou o filme durante a Copa
JAMIL CHADE/ ESTADÃO Polêmico. Coronel Nunes queimou o filme durante a Copa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil