O Estado de S. Paulo

Inundação no oeste do Japão deixa 88 mortos

Governo deu ordem de retirada para 1,6 milhão de pessoas e colocou outras 3,1 milhões em alerta máximo

- KURASHIKI, JAPÃO

O número de mortos em enchentes e deslizamen­tos de terra no oeste do Japão subiu ontem para 88. Segundo a rede de TV japonesa NHK, 58 pessoas estão desapareci­das e mais de 2 mil foram resgatadas depois de ficarem presas na cidade de Kurashiki.

Imagens de TV mostraram ontem pontes e carros sendo levados pela água, enquanto sobreviven­tes pediam socorro nos telhados das casas. A agência meteorológ­ica japonesa deu ordem de retirada para 1,6 milhão de pessoas e colocou outras 3,1 milhões em alerta máximo em diversas províncias no oeste do Japão. Segundo a agência Kyodo News, ordens deste tipo são emitidas uma ou duas vezes a cada 50 anos no Japão.

“Ainda há muita gente desapareci­da e outras que precisam de ajuda. Estamos trabalhand­o contra o tempo”, afirmou ontem o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe. Yoshihide Suga, cehfe de gabinete do governo, informou que 54 mil policiais, bombeiros e militares foram mobilizado­s nas operações de resgate.

Serviços de emergência usaram helicópter­os e barcos para resgatar sobreviven­tes de rios que transborda­ram e pessoas presas em prédios, incluindo hospitais. Dezenas de funcionári­os e pacientes, alguns ainda de pijama, foram resgatados do hospital Mabi, em Kurashiki, em barcos a remo, por membros das Forças de Defesa do Japão.

Um funcionári­o da prefeitura disse que 170 pacientes foram retirados do hospital. A NHK informou que cerca de 80 pessoas ainda estavam presas. “Estou muito grato à equipe de resgate”, disse Shigeyuki Asano, paciente de 79 anos que passou a noite sem luz e sem água. “Estou aliviado por ter sido libertado daquele lugar escuro.”

 ?? ISSEI KATO/REUTERS ?? Chuvas. Casas e ruas ficaram destruídas e submersas com as enchentes no Japão
ISSEI KATO/REUTERS Chuvas. Casas e ruas ficaram destruídas e submersas com as enchentes no Japão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil