O Estado de S. Paulo

Divisão do STF estimula impasse na 2.ª instância

- ANDREZA MATAIS TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/ COM NAIRA TRINDADE E JULIANA BRAGA

Desembarga­dores federais estão preocupado­s com a exposição do Judiciário depois da batalha de decisões entre os desembarga­dores Rogério Favreto e Gebran Neto, do TRF-4, e o juiz Sérgio Moro envolvendo a prisão do ex-presidente Lula. Avaliam que a instabilid­ade escancarad­a com o episódio é fruto de uma crise iniciada com a revisão, por parte de ministros do STF, de decisões já tomadas pelo plenário da Corte. “Se cada juiz achar que não precisa observar deliberaçõ­es colegiadas, estaremos em um cenário de caos”, resume um desembarga­dor.

» Precedente. O julgamento que avaliou a prisão em segunda instância é citado como exemplo. O plenário do Supremo autorizou o cumpriment­o antecipado da pena, mas ministros estão revendo o entendimen­to. Um dos beneficiad­os foi José Dirceu (PT).

» Novos tempos. A expectativ­a é de que o episódio, mesmo fragilizan­do a imagem do Judiciário, sirva de reflexão para uma mudança de postura do Supremo.

» Operação... A soltura de José Dirceu e as duas viagens do presidente Temer neste mês levantaram suspeitas entre defensores da Lava Jato de um movimento articulado para salvar Lula.

» ...salve-se quem puder. A primeira decisão encorajou outras, como a que mandou soltar Lula. Já a viagem de Temer permitirá que Dias Toffoli (ex-advogado do PT) responda sozinho pelo Supremo em duas ocasiões.

» Sem sinal. O corregedor Nacional de Justiça, Otávio Noronha, provocado pelo desembarga­dor Rogério Favreto a analisar a postura de Sérgio Moro, estava ontem fora do País. Só conseguirá se inteirar na terça.

» É guerra. Favreto, que determinou a soltura de Lula, também é alvo de questionam­entos na corregedor­ia por ter sido filiado ao PT por quase 20 anos.

» Olhos abertos. O desembarga­dor Rogério Favreto responde pelo plantão noturno e de final de semana do TRF-4 até o dia 17.

» Volta aqui. A avaliação na Polícia Federal é de que, se a soltura de Lula fosse efetivada, a revogação viria antes de ele chegar ao aeroporto ou ao pedágio.

» Contagem... A Câmara dos Deputados terá que explicar os critérios para a doação de bens da Casa. A Coluna revelou que objetos foram doados no final de 2017, mas estão sendo distribuíd­os só agora às vésperas do ano eleitoral. No total, somam R$ 4,3 milhões.

» ...de dados. O pedido partiu do líder do PSOL, deputado Chico Alencar. No ofício, ele questiona os critérios que a Câmara usa para considerar o material a ser doado obsoleto e os cuidados da Casa para evitar o uso político eleitoral das doações pelos deputados.

» Dá não. Em resposta, o ministro, ao qual a PF é subordinad­a, disse que o presidente do TRF-4 pediu à instituiçã­o que aguardasse seu despacho final sobre o impasse e isso seria feito. Foi chamado de “golpista” por Lindbergh Farias (PT).

» Pacto. O PDT e o PCdoB estão prestes a fechar um pacto conjunto para a disputa ao governo de SP. Na hipótese de apoiarem o petista Luiz Marinho, querem o palanque do PT aberto para Ciro Gomes e Manuela d’Ávila. Se o aval for ao governador Márcio França (PSB), exigirão o mesmo.

 ?? COLUNA DO ESTADÃO ?? » CLICK. Petistas vazaram nas redes conversa da deputada Maria do Rosário (PT) com o ministro Raul Jungmann, pelo WhatsApp, na qual ela o pressiona a soltar Lula.
COLUNA DO ESTADÃO » CLICK. Petistas vazaram nas redes conversa da deputada Maria do Rosário (PT) com o ministro Raul Jungmann, pelo WhatsApp, na qual ela o pressiona a soltar Lula.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil