O Estado de S. Paulo

Trump elogia esforço de equipes de resgate

Pelo menos 36 militares americanos da Base Aérea de Kadena, no Japão, trabalham em missão na Tailândia

- WASHINGTON

O presidente dos EUA, Donald Trump, elogiou ontem o esforço das equipes de resgate que estão trabalhand­o no salvamento das 12 crianças e do técnico de futebol, presos em uma caverna no norte da Tailândia há mais de duas semanas.

“Os EUA estão trabalhand­o junto ao governo da Tailândia para ajudar a retirar todas as crianças da caverna com segurança. São pessoas muito corajosas e talentosas”, escreveu o presidente em sua conta no Twitter.

A equipe de resgate, liderada pelas forças especiais tailandesa­s, começou a retirar os meninos ontem e conta com a ajuda de mergulhado­res de vários países, como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido.

Equipe internacio­nal. Um dos mergulhado­res que trabalham no resgate, o chinês Gong Hui, informou que cerca de 130 mergulhado­res tailandese­s e de vários países trabalham na missão. Um oficial do Exército dos EUA disse que há 36 militares do Comando do Pacífico envolvidos na operação de resgate, a maioria deles da Base Aérea de Kadena, no Japão.

O grupo inclui 12 membros da equipe de busca e resgate, com mergulhado­res – que não estavam envolvidos diretament­e na missão de ontem. Também fazem parte da equipe americana civis e militares que trabalham para a Embaixada dos EUA, informou o oficial à TV CNN.

Autoridade­s dos EUA ajudaram os tailandesa­s a informar, na sexta-feira, sobre a operação. Do lado de fora, há uma multidão de jornalista­s do mundo todo com câmeras e espaços marcados para guardar as melhores posições no momento de filmar a saída dos meninos. No entanto, os socorrista­s mandaram esvaziar toda a área para facilitar o resgate dos meninos./

 ??  ?? Crédito da foto: Helena de Castro Sannini
Crédito da foto: Helena de Castro Sannini

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil