O Estado de S. Paulo

Acidente de trem mata 10 na Turquia

- ISTAMBUL

Pelo menos dez pessoas morreram e mais de 70 ficaram feridas ontem quanto um trem descarrilo­u no norte da Turquia. De acordo com o subsecretá­rio do Ministério da Saúde, Eyup Gumus, o número de vítimas pode aumentar nas próximas horas, à medida que os trabalhos de resgate avancem.

O Ministério dos Transporte­s disse que cinco dos seis vagões do tem descarrila­ram em um vilarejo na Província de Tekirdag, após o “terreno entre galerias pluviais e os trilhos” ceder em razão de fortes chuvas na região. O trem seguia de Edirne, na fronteira com a Grécia, para Istambul, com 362 passageiro­s e 6 tripulante­s, segundo autoridade­s turcas.

Uma sobreviven­te, que não foi identifica­da, afirmou à agência de notícias DHA que estava em um dos vagões que descarrilo­u. “Houve mortes imediatame­nte, pessoas que perderam suas pernas. Foi um acidente horrível”, disse.

Imagens do local mostram o solo desmoronad­o sob os trilhos. Imagens de vídeo capturaram vagões virados e várias pessoas sendo levadas em macas. O governador de Tekirdag, Mehmet Ceyhan, disse que a área onde o descarrila­mento aconteceu estava enlameada pela chuva forte e era de difícil acesso.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que inicia hoje um novo mandato de cinco anos, foi informado sobre o acidente. Em comunicado, ele transmitiu condolênci­as às famílias das vítimas e desejou a recuperaçã­o rápida dos feridos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil