O Estado de S. Paulo

Trump anuncia hoje juiz para Suprema Corte

- WASHINGTON /

O presidente dos EUA, Donald Trump, deve anunciar hoje o juiz indicado por ele para substituir Anthony Kennedy na Suprema Corte. O prazo foi dado pelo próprio Trump, que ontem afirmou a jornalista­s que ainda estava avaliando suas opções.

Um conservado­r moderado, Kennedy anunciou sua aposentado­ria em junho. Seu voto costumava oscilar e acompanhar os magistrado­s mais liberais em questões comportame­ntais. Sua aposentado­ria abre caminho para a indicação de um juiz que consolide uma maioria conservado­ra entre os nove membros do tribunal.

Questionad­o ontem se ele já tinha tomado uma decisão, Trump respondeu que estava “muito perto” de se decidir. Ele deu as declaraçõe­s antes de deixar seu clube de golfe em New Jersey rumo a Washington.

Segundo ele, quatro nomes estão sendo considerad­os. “Eles são excelentes. Todos eles”, disse. Trump não citou quais são, mas a imprensa americana cita Brett Kavanaugh, Raymond Kethledge, Amy Coney Barrett e Thomas Hardiman. Segundo o New York Times, Trump poderia indicar qualquer um dos quatro, mas ele estaria particular­mente interessad­o na história de vida de Hardiman.

O juiz foi o primeiro membro de sua família a se formar e ajudou a pagar sua educação dirigindo um táxi. Ele também trabalhou com a irmã de Trump, a juíza Maryanne Trump Barry, que o recomendou ao irmão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil