O Estado de S. Paulo

Seleção ganha apoio na chegada

- Denise Luna /

Parte da pequena torcida que foi ao Aeroporto Internacio­nal do Rio receber com entusiasmo os sete jogadores e a comissão técnica da seleção saiu frustrada. Houve muita desinforma­ção no desembarqu­e do grupo vindo da Rússia, depois da desclassif­icação da Copa do Mundo nas quartas de final, pela Bélgica, e a maioria dos jogadores saiu rapidament­e, sem tirar fotos e falar com os fãs. Tite e Coutinho atenderam alguns torcedores e posaram rapidament­e para selfies.

Casemiro, Douglas Costa, Gabriel Jesus, Geromel, Philippe Coutinho e Taison vieram no voo que deixou São Petersburg­o, com escala em Madri, e chegou ao Rio por volta das 5h30. Neymar, que tinha retorno previsto, não foi visto. O restante dos jogadores ficou na Europa. Sem informaçõe­s de onde seria o desembarqu­e do time, imprensa e torcedores iam de uma ponta a outra do aeroporto para tentar encontrar os jogadores. O clima era de respeito e festa.

O primeiro a sair foi o camisa 9 Gabriel Jesus, que não marcou gol no torneio. Ele não quis conversa com os jornalista­s. Casemiro, que atua no Real Madrid, fez um balanço positivo da Copa: “Acontecera­m muitas coisas boas, não é o fim de uma era. A comissão técnica seguirá fazendo um grande trabalho. Todos perdem e ganham juntos”.

O desembarqu­e de Tite foi comemorado e aplaudido. O técnico tentou escapar da imprensa. Disse apenas que queria retribuir o carinho da torcida brasileira. “Quero agradecer de coração, muito obrigado”, disse aos cerca de 20 torcedores.

À espera. Julia Lopes, de 13 anos, moradora da Penha, zona norte do Rio, estava com a amiga Luana, da mesma idade, e a mãe dela, Renata. Júlia queria ver Neymar. Luana, maquiada com as cores do Brasil, não poupou elogios à equipe eliminada nas quartas de final pela Bélgica. “Os atletas deram tudo deles, a gente só tem muito amor e carinho para dar para eles. Sou muito fã do Neymar”, comentou a estudante.

A mãe Renata, de 41 anos, disse apoiar a seleção, mas reclamou da desorganiz­ação na chegada do voo. “Não somos marginais. Só queremos recebê-los”, comentou, inconforma­da com a confusão do desembarqu­e.

David Santana madrugou para tentar ver, mesmo que rapidament­e, os atletas do Brasil, demonstran­do que, apesar da eliminação, o sentimento não era de rancor. Ele saiu da Lapa, bairro central do Rio, às 4h30, com os dois filhos, Bernardo, de 4 anos, e Pedro, de 10. “Eu ia vir na vitória, então vim na derrota. Ele têm nosso apoio.”

São Paulo. Depois do desembarqu­e no Rio, parte do grupo seguiu para São Paulo ou outras cidades. Em Congonhas, desceram Geromel, o coordenado­r da seleção Edu Gaspar e o auxiliar de Tite, Sylvinho.

 ?? FABIO MOTTA/ESTADÃO ?? Coutinho. Jogador atendeu torcedores no desembarqu­e
FABIO MOTTA/ESTADÃO Coutinho. Jogador atendeu torcedores no desembarqu­e

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil