O Estado de S. Paulo

Soja represada estimulará vendas de silo-bolsa

-

Aargentina Ipesa, líder no mercado nacional de silos-bolsa, equipament­o portátil para grãos, espera ganhar com o impasse que envolve a tabela de fretes no País. Com o debate indefinido sobre qual será o valor do transporte nos próximos meses, tradings reduziram as compras de soja. Os produtores não conseguira­m terminar de vender a safra de verão e precisam de mais espaço para guardar o milho, que começa a ser colhido. “Nosso estoque hoje é duas vezes maior que nesta época de 2017, não só pela expectativ­a de vendas maiores nos próximos meses, mas por causa da seca na Argentina, que reduziu a produção no país”, diz Hector Malinarich, gerente comercial da empresa no Brasil. A expectativ­a dele é que de 13 mil a 15 mil silos-bolsa sejam vendidos de julho a setembro. » Fábrica. A Ipesa tem três plantas na Argentina e nenhuma no Brasil. Malinarich conta que a companhia poderá construir uma fábrica aqui em dois ou três anos. “Em 2018 prevemos vender 55 mil silos-bolsa. Demanda de 70 mil a 80 mil silos já compensari­a ter estrutura no País”, avalia. A expectativ­a está atrelada à produção crescente no País, enquanto o investimen­to de produtores em silos metálicos não ocorre na mesma velocidade. Em 2017, a Ipesa faturou perto de US$ 350 milhões.

» Expectativ­a. A uruguaia Pacifil também é otimista com a demanda futura por silos-bolsa no Brasil. Mas conta com o avanço dos trabalhos de colheita do milho safrinha. “Aí poderemos ter maior procura. Por ora nossa produção não cresceu porque a safra de milho atrasou uns 30 dias”, conta Harti Lenhardt, gestor de Negócios no País.

» Não bate. Fontes do setor de proteína animal apontam divergênci­as entre os dados de exportação do Ministério da Indústria, Comércio, Exterior e Serviço (MDIC) e a quantidade efetivamen­te embarcada ao exterior. Isso vem sendo observado desde abril, quando o registro de exportação de carnes passou a ser feito exclusivam­ente por meio do Portal Único de Comércio Exterior. Em abril, por exemplo, o MDIC aponta embarques de 70 mil toneladas de carne bovina. Já uma fonte diz que, consideran­do apenas os três maiores frigorífic­os exportador­es, foram enviadas ao exterior 85 mil toneladas.

» Tem mais. O analista Caio Toledo, da INTL FCStone, avalia que os dados subestimad­os geram distorção. “Passa uma percepção errônea da demanda externa”, diz. O MDIC admite que o sistema está em fase de transição, “fato que eventualme­nte pode acarretar a necessidad­e de ajustes nos dados”.

» Corrida eleitoral. O processo de seleção para o próximo presidente da Embrapa não começou, mas os possíveis candidatos à sucessão de Maurício Lopes já entraram na disputa. Além de nomes considerad­os naturais – Celso Luiz Moretti, diretor de pesquisa e desenvolvi­mento, e Cleber Oliveira Soares, diretor de inovação e tecnologia –, dois outros despontam: Evaristo de Miranda, da Embrapa Territoria­l, e Miguel Ivan Lacerda, pesquisado­r cedido ao Ministério de Minas e Energia, onde dirige o departamen­to de biocombust­íveis.

» Escolha. Miranda teria o apoio do governo e de setores empresaria­is. Lacerda, que idealizou a nova política nacional de biocombust­íveis (RenovaBio), já se reuniu com pesquisado­res e a avaliação é de que não teria resistênci­a entre funcionári­os da estatal. Três nomes deverão ser levados ao ministro da Agricultur­a, Blairo Maggi, e ao presidente Michel Temer. O próximo presidente da Embrapa toma posse em outubro.

» Choque. O executivo Rui Chammas, que deixou no final de junho a presidênci­a da Biosev, produtora de etanol, açúcar e bioenergia, deve assumir um cargo no setor elétrico após um período de férias. Ele não revela qual será seu destino.

» Bem aplicado. O diretor executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, aprovou a decisão do governo de destinar recursos de concessões de algumas ferrovias para a construção de importante­s obras de logística. “Ao invés de irem para o Tesouro Nacional, esses recursos obtidos com outorgas passarão a ser aplicados diretament­e em outros projetos”, comenta Ferreira.

» Norte-Sul. Por esse mecanismo, a construção dos 10% ainda pendentes da Ferrovia Norte-Sul, entre Ouro Verde (GO) e Estrela D’Oeste (SP), poderá sair do papel. O valor a ser recolhido pelo governo com a concessão da operação deste trecho será empregado, posteriorm­ente, na sua própria construção, diz Ferreira.

» Eleições. O protagonis­mo do agronegóci­o na economia do País incentiva lideranças do setor a disputar as próximas eleições para cargos legislativ­os. Na última semana, Luciano Vacari deixou a diretoria da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) para ser pré-candidato a deputado estadual pelo PPS. Antes dele, Rui Prado, ex-Federação de Agricultur­a de Mato Grosso (Famato), se lançou ao cargo federal, pelo PSDB.

 ?? GABRIELA BILO/ESTADÃO-18/07/2017 ?? Colheita de milho. Produtor buscará alternativ­as de armazenage­m
GABRIELA BILO/ESTADÃO-18/07/2017 Colheita de milho. Produtor buscará alternativ­as de armazenage­m

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil