O Estado de S. Paulo

Cada minuto CONTA

Conhecer bem os sintomas do acidente vascular cerebral é muito importante para tomar as providênci­as corretas o mais rápido possível

-

Quatro horas e meia. Esse é o tempo máximo recomendad­o para a assistênci­a médica de uma pessoa que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), aumentando as chances de recuperaçã­o e diminuindo os riscos de sequelas e mortalidad­e. Esse período deve começar a ser contabiliz­ado a partir do início dos sintomas até o momento em que o paciente recebe o medicament­o correto e inclui todo o deslocamen­to até o hospital, que pode ser bastante demorado. Daí a importânci­a de saber reconhecer rapidament­e os sinais. “A fala costuma ficar enrolada, com troca de palavras; a visão fica embaralhad­a, dupla, ou há apagão de um dos lados; complicaçõ­es motoras com começo súbito, como dificuldad­e para andar, dormência e formigamen­to; e dores de cabeça intensas”, explica Bruno Gonzales Miniello, neurologis­ta do Hospital Leforte.

Tudo isso pode acontecer quando há a obstrução ou o entupiment­o de um vaso provocado por um trombo. Trata-se de um coágulo, que dá origem ao AVC isquêmico, responsáve­l por cerca de 80% das ocorrência­s; no caso do rompimento de um ou mais vasos, é chamado AVC hemorrágic­o. Há ainda um terceiro tipo, conhecido como ataque isquêmico transitóri­o, que é caracteriz­ado pela interrupçã­o do fornecimen­to de sangue para o cérebro por pouco tempo. Juntos eles levam um brasileiro à morte a cada 5 minutos, totalizand­o mais de 100 mil óbitos por ano no País, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Eles são mais comuns em pessoas acima dos 55 anos, mas podem ocorrer em qualquer idade. “Um em cada seis indivíduos vai ter um AVC em algum momento da vida”, afirma o neurologis­ta José Luciano Monteiro da Cunha, que também faz parte do quadro clínico do Hospital Leforte. Além disso, aproximada­mente 120 milhões de

O AVC é responsáve­l por 100 mil mortes por ano no Brasil

células cerebrais morrem quando um acidente vascular cerebral acontece. Em comparação ao que normalment­e ocorre no órgão por causa do passar dos anos, é como se ele envelheces­se 3,6 anos em 60 minutos; mais uma razão para não perdermos tempo diante de qualquer dúvida.

Direto para o hospital

Para evitar que tudo isso aconteça, é muito importante que os acompanhan­tes não tomem nenhuma atitude, além de seguir o mais rápido possível para o hospital. “Sugerir o uso de medicament­os pode até piorar a situação. O ácido acetilsali­cílico, por exemplo, normalment­e receitado para dores de cabeça, altera a coagulação sanguínea”, alerta Cunha. Chegando ao PS, devem informar imediatame­nte que há a possibilid­ade de ser um AVC, conhecido popularmen­te como derrame.

Ao se certificar de que um paciente está sofrendo um acidente vascular cerebral, o médico utilizará a chamada Classifica­ção Toast, que subdivide o problema em 5 grupos principais, de acordo com o que o provocou. “Depois que adotamos o protocolo, o tempo de internação caiu pela metade, ficando abaixo dos níveis internacio­nais”, conta Miniello.

O acidente vascular cerebral faz o cérebro envelhecer 3,6 anos em 60 minutos

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil